Lei Seca – Valor da Multa, Pontos, Direitos 2024

Nova Lei Seca Regras

Sem dúvida alguma a nova Lei Seca vem causando muitas transformações e mudanças de hábitos em toda a população brasileira. Pois o consumo de qualquer quantidade de bebida alcoólica por condutores de veículos está proibido em todo o território nacional. Confira as regas da Lei Seca e saiba como se prevenir das multas da lei seca.

lei-seca 2024

Muitas pessoas se lembram que antes era permitido até 6 decigramas de álcool por litro de sangue, o que equivalia a dois copos de cerveja, que eram permitidos, agora nem isto mais.

A multa da lei seca é muito alta para as pessoas que forem pegas dirigindo após beber, antes o valor era o equivalente a R$ 957 de multa, porém com as mudanças, o valor agora é de R$ 1.915,30 além de ter a perda da carteira de motorista por 12 meses. As pessoas que se recusarem a fazer o teste do bafômetro ainda podem ter estes direitos porém está sujeito a penalidades.

Quanto tempo posso dirigir após beber?

Essa é uma pergunta difícil de responder e depende muito da quantidade ingerida, do tipo de bebida, do que você comeu, do seu porte físico e vários outros fatores. Para e ter ideia um copo de cerveja leva mais de seis horas para ser eliminado totalmente do seu organismo, uma dose de uísque, que é muito mais forte que a cerveja, demora mais tempo. O que é garantido é que o motorista dirija depois de 24 horas de beber. Se estiver de ressaca o melhor é ficar em casa, este é um momento onde o álcool começa a ser tóxico permanecendo no corpo por mais um tempo.

O motorista deverá ser verificado de três maneiras, pelo bafômetro e o exame de sangue que são mais sensíveis para detectar as dosagens alcoólicas. Um exame clínico que é menos sensível para a dosagem, porém serve para indicar os sinais de embriaguez, como por exemplo, os olhos vermelhos, alegria excessiva, e também a falta de coordenação motora.

Se preparou uma sobremesa em que no ingrediente vai alguma bebida alcoólica por exemplo, ela pode ser detectada em quantidades menores, mas pode ser percebida pelo bafômetro e o exame de sangue.

A lei seca vale para qualquer condutor em qualquer lugar onde circular um veículo no Brasil. A fiscalização deverá acontecer tanto por policiais rodoviários federais como também por policiais militares. Quando existirem os convênios nas áreas de segurança, os guardas municipais e também policiais civis poderão realizar este tipo de fiscalização, por isto fique sempre dentro de seus direitos da lei seca e não abuse do álcool e se for dirigir nunca beba.


Se gostou, curta e compartilhe: