IPVA Verde – Como Funciona, Valor 2024

IPVA Verde O que é 

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores ou simplesmente IPVA como é conhecido popularmente é um dos impostos de bastante importância para o Brasil. Confira como funciona o IPVA Verde e saiba os valores para o seu pagamento.

ipva-verde 2024

Através do recolhimento do IPVA são feitas diversas obras em pró da sociedade em cada município, isso pelo fato de que cada valor arrecadado em cada IPVA 50% do mesmo é destinado ao município no qual tal veículo automotor está cadastrado.

Esse imposto além de ser bastante importante, o mesmo é de caráter obrigatório para aqueles que se encaixam nas regras de pagamento do IPVA, ou seja, em caso do não pagamento você terá de prestar contas com órgãos em questão. Para aqueles que residem no estado do Rio de Janeiro, vale ressaltar que o IPVA do estado irá apresentar uma pequena novidade no ano de 2024, que é justamente o IPVA Verde.

Como o seu próprio nome já diz a missão do IPVA Verde é justamente ajudar o meio ambiente, pois todos nós sabemos que o uso de veículos automotores em geral contribui para poluição de nosso meio ambiente. O Governo do Rio de Janeiro resolveu agir e através do IPVA Verde cada cidadão pode pagar mais do que o previsto e até mesmo menos do que o previsto de acordo com alguns fatores.

Como Funciona o IPVA?

O IPVA Verde funciona de uma maneira bastante interessante, no qual o mesmo se baseia principalmente no grau de poluição de seu veículo e também se baseia no valor do mesmo. Vale ressaltar que de acordo com a taxa de poluição de seu veículo você pode pagar uma taxa a mais ou receber desconto entre 10% e 20% do valor total. O grau de poluição é medido a partir de uma e cinco estrelas pelo IBAMA. Para que você possa saber o grau de poluição de seu automóvel, acesse o site oficial do IBAMA RJ.

Valor do IPVA Verde

O valor será divulgado da mesma maneira que nos anos anteriores, através de uma consulta feita por meio da Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro onde na consulta estará constando o detalhe do IPVA Verde.


Se gostou, curta e compartilhe: