IPVA RS – Tabela, Valor e Calendário de Pagamento 2024

Tabela IPVA RS

Os DETRANS de todo o Brasil disponibilizam diversos serviços relacionados a veículos em seu site. É também o caso do DETRAN Rio Grande do Sul (RS), que disponibiliza de forma online a consulta de diversos serviços, confira como consultar o calendário de pagamento do IPVA RS.

detran-rs-ipva 2024

O IPVA é um imposto que deve ser pago anualmente e no caso de não ser pago tem o risco do condutor do veículo ter sua Carteira Nacional de Habilitação apreendida e não poder dirigir em via pública. O valor do IPVA RS não é um valor fixo, e pode variar de acordo com o ano, modelo do veículo, assim como diversos outros fatores que envolvem o cálculo do IPVA. Pagando de forma integral, o condutor pode receber descontos o que pode ser uma importante economia. Para consultar o IPVA RS pode consultar o mesmo no site da Receita da Fazenda RS.

O pagamento do IPVA RS acontece de acordo com calendário de pagamento do Detran RS que é determinado pelo final de placa. A tabela de pagamento do IPVA RS vigente é a seguinte: placa final 1, recolhimento em cota única com desconto de 5%, pagamento até 29 de janeiro de 2024; recolhimento integral ou parcelado vencimento até 31 de janeiro e recolhimento integral com multa, com vencimento até 31 de janeiro; Placa final 2 e 3, recolhimento com cota única com desconto de 5% vencimento até 25 de fevereiro; recolhimento integral ou parcelado, vencimento até 28 de fevereiro e o mesmo vale para recolhimento integral com multa com vencimento até 28 de fevereiro.

Agora em março, o vencimento do IPVA RS será para veículos com placa final 4 e 5, sendo que pagamento com cota única com desconto, vencimento de até 30 de março; e com recolhimento integral ou parcelado ou com multa o vencimento é dia 31 de março. Já os veículos com placa final 6 e 7 o vencimento é até 28 de abril com desconto de 5%; e recolhimento integral ou parcelado com ou sem multa o vencimento é até 30 de maio; e de abril. Já os veículos com placa final 8 e 9 o recolhimento do IPVA com desconto e cota única é até 30 de maio e os demais recolhimentos até 31 de maio. E placa final 0 realiza o seu recolhimento com desconto até dia 29 de junho e demais recolhimentos até 30 de junho. Para maiores informações e consultar a tabela do IPVA RS atualizada não deixe de acessar o site oficial do DETRAN RS.


Se gostou, curta e compartilhe: