IPVA 2024 atrasado Detran SP: Pagamento e Licenciamento 2024

A princípio, não efetuar o pagamento do IPVA pode gerar uma série de transtornos para o proprietário do veículo. Dentre eles, o ingresso na dívida ativa e o impedimento do licenciamento. Nesse sentido, o proprietário deve fazer o pagamento do IPVA 2024 atrasado junto ao Detran SP o mais rápido possível. E em seguida, regularizar o licenciamento.

como-pagar-ipva-2024-atrasado-detran-SP 2024

IPVA 2024: afinal, o que é?

De modo geral, o IPVA consiste no Imposto sobre a propriedade de veículos automotores. Ou seja, é imposto estadual brasileiro que incide sobre a propriedade de veículos.

ipva-2024-atrasado-detran-SP 2024

A arrecadação desse imposto é de suma importância. Com ele é possível gerar recursos tanto para o governo estadual quanto para o município no qual o veículo está registrado. Estes recursos financeiros são investidos nas mais diversas áreas.

O IPVA é imposto que deve ser pago anualmente pelo proprietário de um veículo. Frequentemente, o dinheiro arrecadado é utilizado para custear as despesas na administração pública.

O proprietário que escolhe não fazer o pagamento do IPVA, além de impactar diretamente na arrecadação, pode:

  • Ter dificuldades em ter o imposto de renda restituído
  • Reduzir significativamente o investimento em serviços de saúde, segurança pública e infraestrutura
  • Ter dificuldades em abrir contas bancárias
  • Impedir que tanto a Educação Básica, quanto os Profissionais da Educação tenham assegurados a manutenção e o desenvolvimento
  • Ter dificuldades em solicitar empréstimos
  • Ter o licenciamento do veículo bloqueado

Por fim, o valor do IPVA tende a variar entre 1% e 6% do valor do veículo. No entanto, para facilitar ainda mais a vida do proprietário, o valor do IPVA pode ser parcelado.

Como fazer o pagamento do IPVA 2024 atrasado junto ao Detran SP?

Como dito anteriormente, fazer o pagamento do IPVA 2024 é muito importante. O Imposto sobre a propriedade de veículos automotores pode ser parcelado em até 12 vezes.

pagamento-ipva-2024-atrasado-detran-SP 2024

No entanto, mesmo com tamanha facilidade, alguns proprietários não realizam os pagamentos. Quando o pagamento é atrasado em mais de 60 dias, o proprietário deve pagar também os juros de mora e uma multa. Os juros equivalem a 0,33% para cada dia de atrasado. Já o valor da multa pode chegar a 20% do valor do IPVA.

Existem duas maneiras de fazer o pagamento do IPVA 2024 atrasado junto ao Detran SP. Quando o veículo não está na dívida ativa e quando já está

Fora da dívida ativa

Quando o IPVA do ano vigente ou mesmo de anos anteriores, ainda não foi inscrito na dívida ativa, ele pode ser pago pelo proprietário apenas com uma guia.

A princípio, o pagamento pode ser feito pela própria internet. Para isso, basta que o proprietário tenha em mãos o código RENAVAM e o número do CPF ou do CNPJ. Vale ressaltar que o código RENAVAM pode ser facilmente encontrado no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Para emitir a Guia de Arrecadação Estadual, basta que o proprietário:

  • Acesse o site da Secretaria da Fazenda e Planejamento do estado de São Paulo ipva.fazenda.sp.gov.br.
  • Em seguida, clique em “consultar débitos do veículo”
  • Logo após, siga as orientações da plataforma e faça a autenticação de usuário
  • Por fim, selecione a opção “consultar” e emita a guia de pagamento GARE-IPVA.

Inscrito na dívida ativa

Já quando o IPVA foi inscrito na dívida ativa, o procedimento é um pouco diferente. Nesses casos, o proprietário precisa regularizar sua situação com o Fisco.

E, para fazer essa regularização é preciso fazer o pagamento de todos os débitos pendentes.

No entanto, para fazer o pagamento do IPVA vencido e inscrito na dívida ativa, basta que o proprietário:

  • Acesse o site da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo ou clique aqui para ser direcionado automaticamente.
  • Em seguida, escolha se quer fazer a emissão direta de Guias para liquidação de débitos por meio do CDA, CPF ou REVANAM
  • Logo após, preencha o campo e clique em “consultar”
  • Em seguida, siga corretamente as orientações do site
  • Por fim, clique em “IPVA > Liquidar” e faça a emissão da guia para o pagamento da GARE IPVA DÍVIDA ATIVA
    IPVA 2024 atrasado Detran SP: licenciamento

Logo após fazer o pagamento do IPVA 2024 atrasado junto ao Detran SP, o proprietário pode solicitar a regularização do licenciamento.

Vale ressaltar que a emissão do licenciamento anual (CRLV-e) é feita de forma digital. Para isso basta que o proprietário acesse o site do Detran SP ou clique aqui para ser direcionado automaticamente.

  • Em seguida, clique em “faça pela internet”
  • Logo após, acesse a plataforma com o número do CPF e a senha

Assim que o proprietário emitir a taxa de licenciamento, é necessário providenciar seu pagamento o mais rápido possível na rede bancária conveniada mais próxima.

Após alguns dias já é possível verificar se o pagamento foi aceito e se o veículo foi regularizado.

Por fim, com todas as pendências financeiras quitadas, o condutor pode voltar a usufruir do seu veículo. Isto é, sem causa nenhum risco de vida para si, e tampouco para as demais pessoas que utilizam as vias públicas.


Se gostou, curta e compartilhe: