IPVA 2024 atrasado Detran PR: Pagamento e Licenciamento 2024

A princípio, cada estado tem uma tabela informando as datas em que o IPVA deve ser quitado. Isso porque, é de suma importância fazer o pagamento do IPVA e do licenciamento nas datas corretas. Quando isso não acontece, é necessário que o proprietário do veículo faça o pagamento desses débitos o mais rápido possível. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra como pagar o IPVA 2024 atrasado junto ao Detran PR.

IPVA-2024-atrasado-detran-licenciamento-2 2024

IPVA 2024 atrasado Detran PR

O IPVA, isto é, o imposto sobre a propriedade de veículos automotores é um imposto estadual que deve ser pago anualmente. O valor desse imposto tende a oscilar entre 1% e 6% do valor do veículo.

IPVA-2024-atrasado-detran-licenciamento-2 2024

Ainda que o valor seja bastante significativo, a forma de pagamento para os veículos cadastrados no Paraná é bastante facilitada. Isto é, o proprietário pode ter um desconto de até 3% se quitar o débito à vista ou pode parcelar o valor do IPVA em três cotas.

Os proprietários de veículos do estado do Paraná também contam com outra vantagem no momento de quitar o imposto. É possível quitar o IPVA 2024 atrasado do ano corrente em apenas uma única cota. No entanto, os débitos vencidos de anos anteriores também podem ser parcelados.

Vale ressaltar que, o não pagamento do IPVA pode acarretar na detenção do veículo, em pontos na carteira de habilitação, na inscrição do CPF na dívida ativa, em multas e em juros. Isso porque, o IPVA 2024 atrasado impede que o licenciamento do veículo seja regularizado.

Ainda que sejam correlacionados, o IPVA e o licenciamento não são assuntos similares. O IPVA consiste em um tributo estadual que oscila de acordo com o valor de mercado do automóvel. O licenciamento, por sua vez, é uma taxa administrativa que precisa ser paga no momento da renovação do documento do veículo e tem o mesmo valor para todos os veículos da mesma categoria.

Afinal, como fazer o pagamento do IPVA 2024 atrasado junto ao Detran PR?

Antes de tudo, é importante que o boleto do IPVA 2024 atrasado seja emitido por meio do site da Secretaria da Fazenda do estado do Paraná. Para isso, basta que o proprietário do veículo tenha os 11 dígitos do RENAVAM em mãos e acesse o portal da instituição.

pagamento-IPVA-2024-atrasado-detran-PR 2024

  • Clique aqui para ser direcionado automaticamente
  • Na sequência, clique em consultar
  • Logo após, informe o RENAVAM
  • Por fim, clique em pesquisar

Se existir algum débito pendente, o proprietário pode emitir o boleto ou gerar um código Pix para fazer o pagamento.

O proprietário do veículo pode fazer o pagamento do IPVA 2024 atrasado Detran PR no banco conveniado de sua preferência. O pagamento pode ser feito através do internet banking ou dos caixas eletrônicos. As instituições bancárias como o Sicredi, o Banco do Brasil, o Banco Sicoob, Itaú e o Bradesco são os mais procurados para essa finalidade.

Por fim, o proprietário pode ir a uma agência de um dos bancos credenciados com o RENAVAM do veículo em mãos e fazer o pagamento do IPVA 2024 atrasado.

Em ambos os casos, o prazo estipulado para a compensação é de até um dia útil após o pagamento.

IPVA 2024 atrasado Detran PR: licenciamento

O licenciamento de um veículo é um documento de porte obrigatório. Ele deve ser pago anualmente de modo a garantir a segurança do automóvel.

A princípio, o pagamento dessa taxa administrativa só pode acontecer após o IPVA, as multas e o seguro obrigatório DPVAT serem quitados. Normalmente, a taxa do licenciamento vem anexada à última parcela do IPVA.

No entanto, caso o proprietário do veículo tenha perdido essa taxa, ele pode emiti-la novamente. Para isso, basta que o interessado:

  • Acesse o site do Detran PR
  • Em seguida, informe o RENAVAM do veículo
  • Depois, clique em pesquisar
  • Por fim, basta emitir a taxa de licenciamento atrasado

Após o proprietário efetuar o pagamento dessa taxa administrativa, basta aguardar que o sistema do departamento de trânsito reconheça o pagamento. Quando isso acontecer, o proprietário poderá fazer a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV).

Como dito anteriormente, esse documento é de porte obrigatório. Ou seja, não é permitido trafegar pelas vias públicas sem ele sem cometer uma infração de natureza gravíssima. Isso porque, a Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná quanto o Departamento Estadual de Trânsito só considera que um veículo está regularizado quando este tem todos os débitos quitados.

Por fim, o serviço de emitir o IPVA 2024 atrasado e a taxa de licenciamento são isentas de quaisquer custos. Além disso, como dito anteriormente, ambos processos podem ser realizados de forma totalmente remota. Isto é, por meio da internet.

Vale lembrar que, o veículo pode trafegar pelas vias públicas em segurança após o pagamento de todos os débitos aconteceram e forem reconhecidos pelo sistema do departamento estadual de trânsito.


Se gostou, curta e compartilhe: