IPVA 2024 atrasado Detran CE: Pagamento e Licenciamento 2024

É de suma importância que o pagamento do IPVA e da taxa de licenciamento ocorram nas datas estipuladas. O dinheiro arrecadado com os impostos estaduais são responsáveis por subsidiar uma série investimentos no estado e no município. De antemão, o proprietário não faz o pagamento dentro do prazo junto ao Detran, pode quitar o IPVA atrasado junto a Sefaz. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra como pagar o IPVA 2024 atrasado no Detran CE.

IPVA-2024-atrasado-detran-CE-licenciamento 2024

IPVA 2024 atrasado Detran CE

O departamento estadual de trânsito do Ceará é o responsável por fiscalizar o trânsito de veículos terrestres de todo o estado. Dessa forma, uma das grandes responsabilidades do órgão é permitir que apenas os veículos regulares trafeguem pelas vias públicas. É possível verificar se o veículo está regularizado quando este está com todos os débitos quitados.

IPVA-2024-atrasado-detran-CE 2024

Um dos mais importantes débitos a serem pagos pelos proprietários de veículos é o IPVA. Com o dinheiro arrecadado do imposto sobre a propriedade de veículos automotores é possível fazer manutenção nas vias e subsidiar outras áreas do estado e do município.

O valor do IPVA tende a sofrer variações entre os estados. No entanto, na maior parte deles, o pagamento ocorre de forma bastante facilitada.

O proprietário que, por quaisquer motivos, não efetua o pagamento do imposto sobre a propriedade de veículos automotores está sujeito a ter o CPF inscrito na dívida ativa, ter o veículo retido pelas autoridades policiais, ser penalizado por uma infração de natureza gravíssima e prejudicar de forma significativa toda a arrecadação estadual.

Por fim, para regularizar a situação é preciso contatar a Sefaz, pagar as multas e os juros.

IPVA 2024 atrasado Detran CE: afinal, como fazer o pagamento?

Uma Secretaria da Fazenda (Sefaz) é um órgão governamental cuja responsabilidade é gerenciar e fiscalizar a parte financeira de cada estado brasileiro.

pagamento-IPVA-2024-atrasado-detran-CE 2024

Nesse sentido, a Sefaz presta serviços de orientação tributária e autor regularização. Além disso, junto ao órgão é possível emitir documentos fiscais, boletos de cobrança e afins.

O não pagamento do IPVA nas datas corretas, por exemplo, pode ser um bom motivo para inscrever o CPF do proprietário do veículo na dívida ativa.

Dessa forma, é a responsável por fiscalizar o pagamento de tributos estaduais, quem deve receber o pagamento do imposto, quando esse for feito.

Em outras palavras, é possível efetuar o pagamento do IPVA 2024 atrasado no Detran CE apenas por meio do site da Secretaria da Fazenda do Ceará. Para isso, basta que o proprietário interessado em quitar a dívida:

  • Acesse o site da Secretaria da Fazenda do Ceará 
  • Em seguida, clique em “dados do IPVA”
  • Depois, informe a placa e o RENAVAM do veículo
  • Na sequência, clique em “consultar”
  • Na sequência, emita os boletos para fazer o pagamento do IPVA atrasado
  • Por fim, faça o pagamento em qualquer banco conveniado de sua preferência

O pagamento pode ser feito de forma totalmente remota por meio do internet banking.

No entanto, o proprietário do veículo também pode ir até a agência e efetuar o pagamento em um dos caixas eletrônicos.

A princípio, o pagamento do IPVA 2024 atrasado deve ser feito à vista. Além disso, o proprietário do veículo também precisa arcar com multas e juros devido ao atraso.

IPVA 2024 atrasado Detran CE: licenciamento

O licenciamento de um veículo é um documento de porte obrigatório e deve ser pago anualmente. Apenas com a carteira de habilitação atualizada e o licenciamento regular é possível trafegar em segurança pelas vias públicas. Isto é, sem pôr em risco a própria vida e a vida dos demais envolvidos no trânsito.

A princípio, a taxa de licenciamento do veículo só pode ser quitada após o pagamento do IPVA 2024 atrasado.

Nesse sentido, para quitar a taxa de licenciamento do veículo após o pagamento do IPVA 2024 atrasado, basta que o interessado:

  • Acesse o site do Detran CE
  • Na sequência, procure por serviços
  • Depois, clique em veículos
  • Em seguida, selecione a opção licenciamento
  • Logo após, preencha o formulário eletrônico com a placa e o RENAVAM do veículo
  • Por fim, clique em consultar

O proprietário do veículo também pode fazer o pagamento do licenciamento em quaisquer bancos conveniados. Seja por meio do internet banking ou por meio de algum caixa eletrônico.

Após pagamento dos débitos atrasados, a informação será repassada de forma automática para o sistema do Detran CE.

Com o pagamento do licenciamento confirmado, o proprietário pode fazer o download do CRLV digital. A princípio, o documento pode ser salvo no celular ou no computador. Não esqueça de que esse é um documento de porte obrigatório. O proprietário também pode imprimir o CRLV.

Com todos os débitos do veículo quitado, o proprietário pode voltar a trafegar legalmente pelas vias públicas sem pôr em risco a própria vida ou a de terceiros.


Se gostou, curta e compartilhe: