IPVA 2024 RJ DETRAN – Consulta, Valor 2024

IPVA RJ 2024 Valor

Tem veículo e já quer se programar com o valor do IPVA 2024?  Você pode desde já se programar para o pagamento do IPVA 2024 no Rio de Janeiro. Confira a seguir maiores informações a respeito desse imposto obrigatório para todos proprietários de veículos.

O Imposto sobre propriedade de veículos automotores tem uma função exclusivamente fiscal e o valor do IPVA 2024 RJ é destinado a prestação de serviços das rodovias e deve ser pago uma vez ao ano pelos proprietários de veículos como carros, motos, caminhões, micro ônibus, etc. A tava do IPVA é paga de acordo com o veículo, ano deste, modelo, sendo que este valor oscila entre 1% a 6% do valor real do veículo.

No caso do Rio de Janeiro, a novidade é que os veículos, a partir de 2024, terão uma redução no valor do IPVA 2024 ou um acréscimo de 10% a 20%, que vai variar de acordo com o valor do carro e o grau de poluição do mesmo, entre outros fatores.  No Rio de Janeiro esta proposta é chamada de IPVA Verde e o critério se baseia no grau de poluição do veículo que vai de uma a cinco estrelas e esta classificação é feita pelo IBAMA.

Quanto aos valores, é possível fazer a consulta do IPVA RJ 2024 pelo link www.detran.rj.gov.br em que é possível consultar os valores aproximados do IPVA do DETRAN RJ 2024.

Devemos lembrar que alguns veículos com mais de 15 anos ficam isentos de pagar IPVA o que varia de acordo com cada Estado. Por exemplo, no Acre, o veículo com 10 anos ou mais fica isento de IPVA RJ 2024, enquanto que em Alagoas, apenas os veículos com 20 anos ou mais ficam isento deste imposto; no Rio de Janeiro, apenas a partir de 15 anos da fabricação do veículo este fica isento de pagar IPVA, o mesmo acontece no Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, entre outros Estados.


Se gostou, curta e compartilhe: