DETRAN-SC Pesquisar Débitos do Veículo (IPVA, Licenciamento e Multas) 2024

Antes de tudo, pesquisar débitos do veículo é de suma importância. Principalmente para o potencial comprador que deseja evitar transtornos desnecessários no futuro. A princípio, o comprador deve pesquisar sobre o IPVA, o licenciamento e as multas que podem estar vinculadas ao veículo. Ficou interessado em saber como pesquisar os débitos do veículo junto ao Detran SC? Então, continue a leitura desse artigo.

detran-SC-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

Afinal, como pesquisar débitos do veículo junto ao Detran SC?

À princípio, fazer a pesquisa débitos do veículo junto ao Detran SC é bem simples. Basta que o interessado:

detran-SC-como-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

  • Procure o site do Detran SC ou clique aqui para ser direcionado automaticamente.
  • Em seguida, encontre no menu principal, a opção “veículos”
  • Logo após, clique em “consulta de veículos”
  • Por fim, insira os dados solicitados e clique em “consultar”

Vale ressaltar que, para conseguir fazer a consulta de todo o dossiê do veículo, o cidadão precisa ter em mãos o número da placa e o RENAVAM.

Porque pesquisar os débitos do veículo?

Saber quais são os débitos vinculados a um veículo antes de se responsabilizar por ele, é uma necessidade real. Dessa forma, ela não pode ser negligenciada e tampouco delegada.

detran-SC-porque-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

Isso porque, somente ao pesquisar débitos do veículo uma pessoa saberá se não estará entrando em um negócio problemático.

Em outras palavras, comprar um veículo com pendências e restrições pode provocar uma grande dor de cabeça.

Além disso, o novo proprietário pode ter o veículo apreendido pelas autoridades competentes.

Dessa forma, o comprador deve sempre pesquisar sobre IPVA, licenciamento, multas, seguro DPVAT e restrições, sejam elas financeiras, judiciais ou policiais.

IPVA

Em resumo, o IPVA nada mais é do que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

O não pagamento desse imposto estadual pode acarretar na perda do veículo ou ainda na introdução da dívida ativa.

Além disso, o cidadão que não pesquisa os débitos do veículo e compra o automóvel com essa pendência, precisa fazer o pagamento, à vista, de toda a dívida somado com a taxa de juros.

Licenciamento

De antemão, somente com o IPVA quitado é possível fazer o pagamento do licenciamento. O licenciamento deve ser pago anualmente.

Além disso, é um documento de porte obrigatório. Ou seja, é necessário ter em mãos o licenciamento quitado e a CNH para conduzir um veículo, de forma legal.

Por ser um documento de porte obrigatório, quem não trafega com o licenciamento pode ter o veículo retido pela polícia.

Além disso, terá que fazer o pagamento do documento com os juros reincidentes.

Multas

Tanto as multas pendentes quanto as quitadas devem ser pesquisadas para evitar diversos transtornos.

Quem compra um veículo com multas, precisa fazer o pagamento delas junto com juros. Se não o fizer, pode ter o veículo detido pelas autoridades em uma blitz.

Além disso, precisará arcar com os custos do guincho e do uso de pátio policial.

Seguro obrigatório DPVAT

A princípio, o seguro DPVAT serve para indenizar as vítimas de acidentes causados no trânsito, sejam eles pedestres ou condutores.

Alguns condutores ficaram isentos de fazer o pagamento do DPVAT nos últimos anos. No entanto, quem compra um veículo que não teve o DPVAT isento, deve regularizar a situação o mais rápido possível.

Isso porque, caso não o faça, o novo proprietário não será indenizado quando existir o sinistro.

Restrições devido a financiamento

Os rendimentos do brasileiro médio, quase sempre, não são suficientes para fazer a compra de um veículo 0km à vista.

Dessa forma, para atender seus desejos imediatos, ele opta por fazer um financiamento.

Frequentemente, acontece também de o brasileiro não conseguir fazer o pagamento do financiamento e decidir passar o veículo adiante.

Contudo, escolher comprar um automóvel com restrições do financiamento pode ser um problema. Principalmente no momento de fazer a transferência de propriedade.

Isso porque, é impossível fazer a transferência enquanto o proprietário faça a liquidação do financiamento e dê a baixa do gravame.

Por esse motivo é de suma importância pesquisar os débitos do veículo.

Restrições judicial ou policial

Antes de oficializar a compra de um veículo, o comprador deve verificar os registros de furto ou roubo do veículo. Esse documento vai ser capaz de proteger o comprador de quaisquer irregularidades relacionadas ao veículo.

Comprar um veículo com restrições judiciais ou policiais podem causar problemas para o comprador. Inclusive, ele pode ser considerado o receptor de um roubo.

Dessa forma, para evitar transtornos desnecessários, é recomendado que o potencial comprador suspenda imediatamente as negociações. Além disso, é importante notificar a polícia.

Por fim, e importante verificar o resumo de todas as autuações. Somente ao pesquisar os débitos do veículo junto ao Detran SC é possível saber se o veículo pode ou não ser comprado.

Afinal, ninguém quer adquirir um grande problema junto com o veículo. Ciente dessa necessidade, o Detran SC disponibiliza todos os débitos do veículo de forma simples e sem burocracia.

Para fazer a pesquisa, o potencial comprador precisa somente ter o número da placa e do RENAVAM em mãos.


Se gostou, curta e compartilhe: