Detran RS – Licenciamento 2024

Licenciamento de veículos Detran RS

O Detran RS é o órgão responsável pelo licenciamento de veículos, multas, e fiscalização no trânsito de carros, motos e caminhões no Rio Grande do Sul. Para quem não sabe após você comprar um carro, moto ou caminhão, você deve pagar o seu licenciamento todo ano, e ao realizar o licenciamento ele compreende também o pagamento do IPVA, Seguro Obrigatório e a Taxa de expedição do documento (CRLV). Confira como fazer o pagamento do licenciamento no Detran RS e ande em dia com o licenciamento do seu carro ou moto.

detran-rs-licenciamento 2024

Após pagar o licenciamento do Detran RS o usuário irá receber pelo correio via sedex no prazo máximo de dez dias o documento do veículo, que por sua vez é de porte obrigatório, e caso ele não esteja, portanto esse documento comprovando o licenciamento do veículo, o mesmo estará sujeito a multas por infração leve ou retenção do veiculo até que o devido documento seja apresentado.

Para quem mora em Porto Alegre, o máximo de tentativas de entrega do documento são três tentativas, caso você não esteja em casa nenhuma das vezes o documento ficará durante quinze dias na unidade de centralização do correio do seu bairro para que você faça a retirada, após isso somente poderá ser retirado na Rua Siqueira Campos, 1100, somente se você estiver com o número do AR (Aviso de Recebimento) dos correios.  Já para quem mora Na Grande Porto Alegre ou no Interior, após as três tentativas do correio o documento permanecerá na unidade de centralização dos correios da sua cidade até que você vá retirá-lo. Confira também: Endereço do Detran RS.

Para pegar o numero do rastreamento dos correios e realizar outras consultas sobre licenciamento e veículos é só acessar o site do Detran RS www.detran.rs.gov.br. Mas, fique atento, pois o prazo máximo para retirada do documento nos correio é de até seis meses, após esse prazo o documento será destruído.

Para fazer o pagamento dos encargos do licenciamento Detran RS basta ir a uma Agência Bradesco, Banrisul, Sicredi ou no Banco do Brasil, sendo que essa ultima opção somente é valida para correntistas,  apresentar a placa e o número do Renavam, que pode ser encontrado no CRL.


Se gostou, curta e compartilhe: