DETRAN-PI Pesquisar Débitos do Veículo (IPVA, Licenciamento e Multas) 2024

Para ter certeza de que o veículo está com a documentação regularizada, é necessário pesquisar sobre os débitos do veículo. Embora seja necessário ter algumas informações do automóvel, esse procedimento pode ser realizado pelo proprietário do veículo e por terceiros. De antemão, a consulta junto ao Detran PI é bem simples e é feita de forma totalmente remota. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra como pesquisar débitos do veículo junto ao Detran PI.

detran-PI-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

Como pesquisar débitos do veículo junto ao Detran PI?

Pesquisar os débitos do veículo junto ao Detran PI é uma atividade bastante simples. Isso porque, a pesquisa pode feita de forma totalmente remota e por qualquer pessoa que tenha acesso aos dados do veículo.

detran-PI-como-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

Em outras palavras, para pesquisar os débitos do veículo, o cidadão precisa acessar o site do departamento estadual de trânsito do Piauí e informar todo os dados solicitados pela plataforma. Na sequência, a pessoa saberá qual a real situação do seu veículo.

Em síntese, para pesquisar os débitos do veículo junto ao Detran PI, basta que o cidadão:

  • Acesse o site do Detran PI ou clique aqui para ser direcionado automaticamente.
  • Na sequência, selecione a opção “veículo”, localizado no menu superior da página
  • Depois, procure por “consulta de veículo”
  • Logo após, insira a placa e o RENAVAM do veículo
  • Por fim, siga todas as instruções da plataforma e clique em “consultar”.

A princípio, esse serviço é gratuito. Dessa forma, para consultar se existe algum débito pendente no veículo, basta que o cidadão tenha uma boa conexão com a internet. E, siga o passo a passo descrito acima.

Ao pesquisar débitos do veículo junto ao Detran PI, o cidadão consegue descobrir:

  • A última vez que o IPVA foi quitado
  • Qual a data de vencimento do licenciado do veículo
  • Se é preciso fazer o pagamento do seguro DPVAT e qual a data para isso e muito mais

Para verificar se existe alguma multa pendente, o processo se distingue um pouco. No entanto, é tão simples quanto o outro. Para verificar as multas que foram aplicadas, basta que o cidadão:

  • Acesse o site do Detran PI
  • Na sequência, selecione a opção “infração”, localizado no menu superior da página
  • Depois, clique em “penalidades”
  • Logo após, insira os dados solicitados
  • Por fim, conclua a pesquisa

DETRAN PI: afinal, porque pesquisar débitos do veículo?

Normalmente, só é permitido transitar pelas vias públicas com um veículo regularizado. Essa regra é válida em todo o território nacional. Dessa forma, o motorista que conduzir um veículo automotor portando irregularidades em sua mecânica ou em sua documentação, está sujeito a sofrer as penalidades prevista pela legislação.

pesquisar-debitos-do-veiculo-detran-PI 2024

De modo a evitar os transtornos desnecessários, é importante pesquisar se existem débitos relacionados ao veículo. Essa pesquisa pode ser feita por qualquer pessoa que tenha a serie alfanumérica da placa e o número do RENAVAM do veículo. Os principais débitos a serem pesquisados, são:

IPVA

Via de regra, o IPVA é considerado um dos principais débitos a serem pesquisados. Isso porque, o proprietário que não faz o pagamento desse imposto estadual, pode precisar contornar problemas desastrosos. Inclusive, o proprietário que não quita IPVA, pode ter o número do CPF inscrito na dívida ativa.

Nesse sentido, é necessário verificar qual a última vez que o IPVA foi pago. O proprietário que não quita o IPVA na data prevista está sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros.

Por fim, sem o pagamento do IPVA não é possível quitar a taxa de licenciamento do veículo.

Licenciamento

Outro débito importante a ser pesquisado é o licenciamento veicular. Isso porque, trafegar sem esse documento em mãos é considerado uma infração de natureza gravíssima. Nesse sentido, o motorista pode ser penalizado com 7 pontos em Carteira Nacional de Habilitação e multa.

Como dito outrora, para quitar a taxa de licenciamento, antes é necessário regularizar a situação do IPVA e dos demais débitos vinculados ao veículo. Afinal, não é possível assegurar que o veículo está em conformidade com as normas de segurança vigentes se existir pendências a serem quitadas.

De modo a evitar que o veículo seja retido pelas autoridades policiais até que o pagamento da taxa junto de juros reincidentes aconteça, é importante pesquisar débitos do veículo.

Multas

Pesquisar se o veículo possui multas registradas em sua placa é um divisor de águas do momento de evitar um transtorno. Isso porque, quando a transferência de propriedade acontece, as multas também são transferidas. Ou seja, o novo proprietário que for surpreendido em uma blitz, por exemplo, precisa custear as taxas de guincho, do uso de pátio policial, multas e juros.

Existem outros débitos a serem pesquisados. No entanto, se o proprietário do veículo ou o potencial comprador se atentar a esses principais tópicos, já será possível se livrar de grandes dores de cabeça.


Se gostou, curta e compartilhe: