DETRAN PE Emplacamento 2024

Emplacamento DETRAN PE

Você acabou de adquirir um veículo e precisa fazer emplacamento do mesmo? Saiba qual é o procedimento o que deve ser feiro de forma obrigatória e se há pagamento de taxas para fazer o emplacamento de veículos no Detran PE.

detran-pe-emplacamento 2024

Toda vez que se compra um veículo novo um dos procedimentos é providenciar o emplacamento que deve ser feito pelo proprietário do veículo ou procurador legal através de uma procuração específica para isto, com forma autenticada. Fica dispensada a procuração no caso de parentesco direto como pai, mãe, avós, irmãos, filhos e cônjuges. Adquirir em papelaria um formulário do RENAVAM em duas vias, preencher o mesmo com letra legível ou digitar, ter separado cópia do RG, CPF ou da CNH (que tem o número de todos os documentos necessários); já se for pessoa jurídica são necessários CNPJ e contrato social com firma reconhecida.  No caso pessoa jurídica ainda são necessários: cópia de comprovante de residência (água, energia elétrica, água, gás, telefone, internet, IPTU; condomínio, extrato bancário, INSS, plano de saúde, mensalidade escolar, contrato de financiamento do veículo e contrato de locação). Mas, no caso de pessoa física no contrato de compra veículo constar seu endereço, fica dispensado o comprovante de residência; cópia nota fiscal do fabricante, primeira via da nota fiscal de revenda, esses são os documentos para emplacamento de veículo no Detran PE.

Depois de separados os documentos acima o condutor ou seu representante deve dirigir-se ao Banco com seu CPF ou CNPJ, recolher a taxa de lacração que pode variar em cada estado, mas custa em média R$ 60,00 para atendimentos nos postos ou R$ 90,00 para atendimento a domicílio. Depois do pagamento desta taxa de emplacamento Detran PE, dirigir-se ao setor de classificação de placas para obter o número da placa e depois, dirigir-se  ao DPVAT para calcular IPVA  e seguro obrigatório anual. Com o RENAVAM preenchido, ir a qualquer agencia bancária independente do banco, recolher o IPVA e seguro obrigatório para juntar a toda documentação preenchida. Depois de tudo resolvido, protocolar os documentos na seção do DETRAN CRV. Se informe no DETRAM PE os endereços dos locais de vistoria onde é realizado o emplacamento de veículos.

Lembrando que existem formas diferentes de proceder ao emplacamento de veículos no Detran de Pernambuco de acordo com o tipo e finalidade do veículo. Por exemplo, os carros como ônibus deverão constar no campo “Observações” do “CRV” a data da emissão da nota fiscal da Carroceria, marca/modelo, ano de fabricação e ano/modelo. Isso, procure regularizar a situação de seu veículo e faça tudo direitinho para poder circular normalmente pelas ruas.


Se gostou, curta e compartilhe: