DETRAN-PA Pesquisar Débitos do Veículo (IPVA, Licenciamento e Multas) 2024

A princípio, pesquisar os débitos do veículo como o IPVA, o licenciamento e as multas é uma atividade que deve ser feita por todo comprador. Com essa simples atitude é possível evitar transtornos futuros e desnecessários. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra como pesquisar os débitos do veículo junto ao Detran PA.

detran-pa-como-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

Afinal, como pesquisar débitos do veículo junto ao Detran PA?

Embora pesquisar os débitos do veículo junto ao departamento de trânsito seja uma obrigação de todo comprador responsável, os proprietários também devem fazer a consulta regularmente. Isso porque, junto a consulta dos débitos é possível verificar se existe alguma inadimplência relacionada ao veículo.

detran-pa-porque-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

Caso exista, o proprietário do veículo pode quitá-la imediatamente e evitar transtornos futuros.

De antemão, só é possível pesquisar débitos do veículo junto ao Detran PA, se o interessado em realizar a pesquisa tiver acesso ao número da placa e do RENAVAM.

Em síntese, o número da placa consiste em uma maneira de fazer a identificação de veículos no Brasil. Via de regra, as placas são emitidas pelos próprios departamentos de trânsito. Dessa forma, tanto os estados quanto o Distrito Federal, têm a autonomia de identificar quaisquer veículos com um sistema alfanumérico.

Vale ressaltar que, a placa Mercosul, isto é, as placas de identificação de veículos situados em países do mercado comum do Sul, são compostas por quatro letras e três números.

Ao contrário da placa, o RENAVAM é o Registro Nacional de Veículos Automotores. No RENAVAM contém todas as informações que já foram cadastradas pelo Detran. Para identificar o número do RENAVAM, basta que o proprietário do veículo procure por uma sequência de 11 dígitos no Certificado de Registro de Veículo.

Normalmente, o número do RENAVAM também pode ser encontrado no Certificado de Registro de Licenciamento.

Junto ao departamento de trânsito do estado do Pará é possível emitir uma consulta detalhada dos débitos relacionados ao veículo. Para isso, basta que o interessado:

  • Acesse o site do Detran PA
  • Na sequência, informe a placa e o RENAVAM do veículo
  • Por fim, digite a sequência contida na imagem e clique em “confirmar”

O portal do Detran PA informará ao interessado sobre a existência de qualquer inadimplência do proprietário do veículo.

DETRAN-PA Pesquisar Débitos do Veículo: qual a importância?

Trafegar pelas vias públicas com débitos vinculados ao veículo pode ser um problema. Isso porque, o departamento estadual de trânsito só considera que um veículo está seguro quando toda a documentação necessária está regularizada.

detran-pa-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

Dessa forma, o veículo com o IPVA atrasado e o licenciamento irregular pode colocar em risco a vida do condutor e a vida dos demais envolvidos no trânsito. Sendo assim, é de suma importância pesquisar se os veículos possuem esses débitos em aberto.

A princípio, essa tarefa não deve ser negligenciada, principalmente, pelo comprador. Isso porque, grande parte dos brasileiros não possuem grandes quantias em dinheiro acumuladas. Ou seja, ter um gasto inesperado pode prejudicar significativamente todo o orçamento familiar.

Em outras palavras, não deixe de pesquisar os débitos do veículo junto ao Detran PA antes de fazer a aquisição de quaisquer automóveis.

Quais débitos do veículo são preciso pesquisar?

A princípio, o cidadão deve pesquisar por todos os débitos. No entanto, o IPVA, o licenciamento e as multas são os mais importantes.

IPVA

O não pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores pode acarretar na detenção do automóvel e na inscrição do CPF do proprietário do veículo na dívida ativa. Vale ressaltar que, quem têm de arcar com os custos é o proprietário. Isto é, mesmo se o veículo tenha a transferência de propriedade realizada a pouco tempo. O IPVA atrasado deve ser pago à vista, juntamente com a multa e os juros.

Licenciamento

Junto ao Detran PA o boleto do licenciamento é emitido junto com a última parcela do IPVA. Isso porque, sem efetuar o pagamento do IPVA, não é possível quitar o licenciamento do veículo.

Além disso, o licenciamento de um veículo é um documento de porte obrigatório. Ou seja, somente com esse documento é possível garantir que o veículo está em conformidade com as normas de segurança vigentes.

Conduzir um veículo com o licenciamento irregular é considerado uma infração de natureza gravíssima. Dessa forma, é possível penalizar o condutor infrator com multas, sete pontos na carteira e com a detenção do veículo pela polícia. Bem como o IPVA atrasado, o licenciamento atrasado deve ser quitado junto de juros reincidentes.

Multas

Conduzir um veículo com multas também é muito arriscado. Se alguma autoridade competente verificar a existência dessa pendência, ela pode fazer à detenção do veículo. Além disso, a multa deverá ser paga com juros e correção. Vale ressaltar que, as taxas de guincho e do uso de pátio policial devem ser custeadas pelo proprietário do veículo.


Se gostou, curta e compartilhe: