Detran MG Emplacamento 2024

Emplacamento Detran MG

Você comprou veículo e não sabe como proceder ao emplacamento? Muitas concessionárias dispõem deste serviço, outras não, por isso, saiba como proceder e como é feito o emplacamento no Detran MG.

detran-mg-emplacamento 2024

O emplacamento é o registro inicial ou o
primeiro emplacamento do veículo tanto nacional como o importado e neste caso não é necessário levar veículo para vistoria. Mas, se for um veículo alienado, deve constar a nota fiscal do mesmo e ser previamente cadastrada a restrição no Departamento de trânsito do Estado onde o veículo foi adquirido através do Sistema Nacional de Gravames e pelo agente financeiro. No caso dos veículos novos não adquiridos na cidade ou estados onde está sendo realizado o emplacamento, o proprietário tem que se deslocar até o local do emplacamento em até 15 dias após a data da saída constante na nota fiscal. Após a compra do veículo, o proprietário deve imediatamente providenciar a compra da placa nas empresas credenciadas no DETRAN de Minas Gerais.

Entre os documentos para o emplacamento no Detran MG estão: Documento de identidade atualizado do condutor e proprietário do veículo; ficha de cadastro preenchida, recolhimento da DAE Taxa de alteração de dados, veículo alterado após fábrica apresentar o certificado de segurança veicular quanto à alteração e vistoria do veículo. Comprovante de procedência e justificativa dos componentes agregados e justificativos dos componentes agregados, restrição financeira. No caso de pessoa física pode mostrar a documentação parente de primeiro grau (pai, mãe, filho, marido e esposa) mediante apresentação de identidade, certidão de nascimento e certidão de casamento em copias e originais ou cópia autenticada. No caso de pessoa jurídica, deve ser apresentado como documentação cartão CNPJ com menos de 90 dias, contrato social ou cópia autenticada do mesmo; procurador público (cópia e original).

No caso do condutor que vive em Minas Gerais, pelo DETRAN MG o emplacamento tem um valor de uma taxa de cerca de R$130,00 (primeiro emplacamento).

Veja também: Licenciamento Detran MG

Há ainda vários tipos de emplacamento no Detran MG e vários serviços relacionados como reserva de placas especiais (permite que um veículo zero) quilômetro ou um veículo com placa antiga aquela com duas letras registradas em MG possa reservar uma placa de sua preferência mediante pagamento de Documento de Arrecadação Estadual (DAE) que será gerado logo após o preenchimento do formulário.

Pelo site do DETRAN MG (ver em www.detran.mg.gov.br/veiculos/emplacamento/reserva-de-placas-especiais) pode-se fazer a reserva de placa apenas digitando alguns dados como Chassi, tipo de documento, CPF ou CNPJ, Nome proprietário ou arredantário, número de placa desejado e o sistema vai auxiliar nas demais questões. Na dúvida, procure o DETRAM MG mais próximo.


Se gostou, curta e compartilhe: