DETRAN MA IPVA – Tabela, Consulta, Valor 2024

Tabela IPVA Detran MA

Você é morador do Estado do Maranhão? Precisa resolver algumas questões relacionadas ao seu veículo? O órgão responsável por isso é o DETRAN MA e lá você encontra informações inclusive quanto a tabela do IPVA MA, valor e outros tipos de consultas.

ipva-detran-ma-tabela-valor-consulta 2024
Primeiro vamos ao IPVA do Detran do Maranhão que é um dos impostos que para tem como veículo não tem como fugir. O IPVA MA é o Imposto sobre a Propriedade de veículos automotores que é um imposto estadual cobrado uma vez ao ano e o valor do IPVA varia de Estado para Estado podendo ser de 1% a 6% de acordo com o valor do veículo. Do valor arrecadado com este imposto 50% é destinado ao município onde o veículo foi licenciado.

Quanto às consultas do IPVA o site do DETRAN MA assim como muitos sites do DETRAN pelo Brasil tem algumas consultas bem parecidas e semelhantes, o que facilita muitas destas consultas é poder fazê-la online sem precisar ir ao endereço físico do DETRAN onde estiver.

Por exemplo, o DETRAN SP disponibiliza em as páginas diversas informações relacionadas não só ao IPVA como outros assuntos relacionados a veículos entre estes estão aqueles que podem ser feitos online: os assuntos relacionados à CNH Habilitação, veículos (licenciamento anual, comunicação de venda, veículos 0 km, transferência de veículos segunda via de documentos acompanhamento de serviços, alteração de endereço de veículo, baixa permanente do veículo, desbloqueio de sinistro, assim como outras informações e serviços); tem ainda os assuntos relacionados a infrações como: liberação de documento/veículo (no caso d veículos apreendidos), defesa de autuação (defesa prévia), indicação do condutor (se não era você que conduzia o veículo), acompanhamento de recursos de suspensão do direito de dirigir; acompanhamento e solicitação de recurso de penalidade, autorização para transporte escolar, etc.

Confira também: Licenciamento Detran MA

Muitas informações você pode consultar online independente do site do DETRAN que estiver acessando, o que facilita ao condutor que para qualquer motivo deva ir ao endereço físico do DETRAN, somente nos casos extremamente necessários. Inclusive pode pesquisar os valores de taxas que é algo tão comum de ser cobrado pelo DETRAN que tem o costume de cobrar para qualquer serviço.Por isso, se deseja consultar a tabela o IPVA do Detran MA e outras informações sobre o imposto, não deixe de consultar o site e se necessário o endereço físico do Detran do Maranhão.

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão, conhecido como DETRAN MA nada mais é do que um órgão público que é encarregado de se controlar e também fiscalizar os funcionamentos do trânsito de todo o estado do Maranhão. Além disso o órgão é responsável por formar os motoristas além de emitir, renovar e ainda suspender a Carteira Nacional de Habilitação além de se aplicar multas de trânsito e infrações que normalmente são cometidas pelos motoristas no estado. Dentre diversos outros serviços que você poderá realizar diretamente no Detran MA bem como a emissão de IPVA, licenciamentos, emplacamentos, entre outros vários serviços. Através do site você tem uma série de serviços, veja alguns dos mais procurados e como acessar.

Você agora poderá realizar suas consultas de IPVA do Detran MA através da internet podendo ainda checar todas as multas que foram aplicadas e ainda se está com problemas ou mesmo com o nome sujo juntamente ao departamento. No site ainda é possível se regularizar estas situações e visualizar os documentos, tudo de forma fácil e simplificada.

Além de se realizar as consultas através da internet é possível verificar multas, outras situações como, por exemplo, pontos existentes na carteira, vale ainda a pena realizar uma visita ao site para regularizar todas as situações, caso não seja possível, o próprio site irá lhe direcionar para o local mais próximo para resolver a sua situação.


Se gostou, curta e compartilhe: