Detran DF IPVA – Tabela, Pagamento, Valor 2024

IPVA DF – Tabela de Pagamento

Um dos impostos que devem ser pagos no início do ano pelas pessoas que possuem um carro é o IPVA. Este é um imposto obrigatório para todo mundo que possui um carro registrado no seu nome, sendo que os documentos que comprovam o pagamento devem ser carregados sempre com o motorista, caso contrário o carro poderá ser parado e apreendido pelos agentes de trânsito, além de ser aplicado uma multa para o motorista. Para fazer o pagamento do IPVA os motoristas precisam procurar as unidades do Detran de cada estado. Confira mais informações e veja a tabela do IPVA do Distrito Federal.

detran-df-ipva 2024

Geralmente os motoristas recebem em suas casas o boleto para pagamento do IPVA. Caso a pessoa não recebe esta carta, isso não poderá ser utilizado como desculpa para o não pagamento. É de responsabilidade da pessoa manter os pagamentos dos seus impostos em dia, e por isso é muito importante saber como conseguir uma segunda via do boleto do IPVA para o pagamento caso você tenha perdido ou não tenha chegado em suas correspondências.

No caso dos motoristas que estão cadastrados no Distrito Federal, este boleto poderá ser conseguido pela internet, através do site www.fazenda.df.gov.br/area.cfm?id_area=40. Para ter acesso a estes documentos de pagamento os clientes precisam de um número de Renavam, que devem ser colocados no site para que o sistema libere o boleto para pagamento. No site existe a possibilidade que o motorista escolha receber o extrato por exercício, que significa que o sistema mostra ano a ano, ou ainda por dívida ativa, para ter acesso diretamente ao pagamento que deve ser feito e que ainda está em aberto.

Pelo menos os moradores da região tiveram uma boa notícia relacionado ao pagamento do IPVA no DF, já que de acordo com a Secretaria da Fazenda, grande parte dos veículos que estão circulando poderão ter uma redução no pagamento do imposto de um modo geral. Um dos motivos para a redução do imposto teria sido a redução do IPVA que aconteceu durante o ano passado.

As alíquotas para pagamento do IPVA no DF não sofreram alterações em relação ao ano passado, portanto as pessoas que não mudaram de carro deverão pagar o mesmo que o ano passado, a não ser que a tabela FIPE apresente alguma mudança significativa na valorização do automóvel. Para consultar o valor do seu IPVA no Detran e ver a tabela do IPVA DF vigente, acesse o site oficial do Detran do Distrito Federal pelo seguinte endereço: www.detran.df.gov.br.


Se gostou, curta e compartilhe: