Detran Contagem: Endereço, Telefone e Agendamento 2024

A princípio, o Detran Contagem é bastante fácil de ser contatado. Ele conta com o apoio de vários postos de atendimento. Dessa forma, é possível que o cidadão resolva suas pendências de trânsito com pouca burocracia. Quer saber qual o o endereço dessas unidades de atendimento, é qual o telefone para contato? Então, continue a leitura desse artigo e descubra, inclusive, como fazer um agendamento prévio.

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Detran Contagem: qual endereço das unidades de atendimento?

O Detran Contagem conta com algumas unidades de atendimento, para melhor atender a população do município.

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A Junta Administrativa de Recursos de Infrações está localizada na Praça Raimundo Rodrigues Magela, número 95, no bairro Inconfidentes. Esta unidade funciona de segunda a sexta, de 08:00 às 17:00 horas.

O Pátio para Vistoria de Veículos está localizado na Rua Osório de Morais, número 600, na Cidade Industrial, Contagem. Esta unidade funciona de segunda a sexta, 08h às 16h. Vale ressaltar que, para realizar um atendimento presencial, é necessário fazer um agendamento prévio.

A Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran está localizado na Avenida Babita Camargos, número 1.295, na Cidade Industrial em Contagem. Esta unidade funciona de segunda a sexta, de 08h às 12h e de 13h30 às 16h. Também é necessário fazer um agendamento prévio para conseguir ser atendido na unidade.

A Circunscrição Regional de Trânsito, por sua vez, está situada na Avenida Borba Gato, número 255, no bairro Jardim Laguna, em Contagem. Esta unidade funciona de segunda a sexta, de 08:00 às 18:00 horas.

Afinal, qual telefone de contato do Detran Contagem?

Antes de mais nada, o cidadão pode ligar diretamente para o LigMinas para sanar quaisquer dúvidas. O número é o 155. A ligação pode ser feita de qualquer aparelho telefônico fixo.

Além disso, a ligação pode ser feita em qualquer dia da semana.

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Caso o atendimento seja para uma pessoa com deficiência auditiva ou de voz, o número disponível é o 08000 200 155. O cidadão também pode ligar de qualquer aparelho telefônico fixo.

No entanto, o horário de atendimento é de segunda a sexta, de 7h às 19h e nos sábados, de 8h às 15h.

O cidadão também pode ligar diretamente para a unidade de atendimento:

  • Junta Administrativa de Recursos de Infrações: (31) 3363 5681
  • Circunscrição Regional de Trânsito: (31) 3362 4744 ou (31) 3357 5928

Como agendar um atendimento junto ao Detran Contagem?

Antes de tudo, o cidadão precisa decidir para qual serviço deseja atendimento. Isto é, se é para:

  • Vistoria e atendimento particular
  • Despachante – vistoria
  • Liberação de Veículo Apreendido
  • Vistoria lacrada/baixa de impedimentos
  • Alteração de dados no veículo
  • Primeiro Emplacamento

Em seguida, o cidadão deve acessar o site do Detran MG. Ou o cidadão pode clicar aqui para ser direcionado automaticamente.

Logo após entrar na plataforma, é necessário preencher corretamente o formulário eletrônico. Ou seja:

  • Selecionar o município no qual deseja ser atendido
  • A unidade de atendimento mais cômoda
  • O motivo do agendamento
  • Selecionar a melhor data e horário para ser atendido
  • Informar corretamente os dados pessoais e do veículo
  • Por fim, basta clicar em “próximo”

É importante confirmar os dados e emitir o comprovante de agendamento. Além disso, o departamento de trânsito recomenda que o cidadão compareça à unidade de atendimento com, no mínimo, 15 minutos de antecedência.

Para agilizar o atendimento, é importante que o cidadão já antecipe o pagamento das taxas necessárias. E, caso precise cancelar, é necessário entrar em contato com a unidade escolhida.

Por fim, cada atendimento presencial junto ao Detran Contagem exige documentos específicos. No entanto, geralmente são solicitados documentos pessoais como Registo Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Além disso é importante apresentar os documentos do veículo como, o Certificado de Registro do Veículo (CRV) e o Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV).

Unidades de Atendimento Integrado (UAI)

Para resolver pendências relativas à habilitação, o condutor pode procurar diretamente uma unidade de atendimento integrado, isto é, uma UAI.

Para agendar um atendimento presencial basta que o cidadão acesse o site e faça o login na plataforma, com a conta Gov.br.

Por fim, junto à unidade de atendimento integrado é possível resolver diversos assuntos. Por exemplo:

  • Solicitar segunda Via da Carteira Nacional de habilitação
  • Solicitar Alteração de Fotografia ou Assinatura
  • Retirar a Carteira Nacional de Habilitação ou a Permissão Para Dirigir
  • Solicitar Adição de Categoria da Carteira Nacional de Habilitação
  • Incluir Atividade Remunerada na Carteira Nacional de Habilitação
  • Entrar com Recurso de Processo Administrativo
  • Solicitar Alteração de Dados do Condutor
  • Recolhimento CNH devido ao cumprimento de uma penalidade
  • Solicitar Alteração de Endereço do Condutor
  • Incluir Curso Especializado Carteira Nacional de Habilitação
  • Solicitar Cadastro Biométrico de Condutor, do Instrutor ou do Diretor do CFC
  • Marcação da Prova de Reciclagem
  • Emissão da Carteira Nacional de Habilitação Digital
  • Mudança de Categoria Carteira Nacional de Habilitação
  • Emissão da Certidão de Prontuário
  • Importação de Prontuário do Condutor
  • Renovação e Restituição da Carteira Nacional de Habilitação
  • Registro da Habilitação Estrangeira
  • E muito mais.

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