DETRAN CE Licenciamento – Tabela, Consulta, Valor 2024

Tabela Licenciamento DETRAN CE

Você que tem um veículo e mora no estado do Ceará, precisa neste caso ter o veículo licenciado, ou seja, fazer a licença do veículo de sua posse para poder rodar com tranquilidade, a seguir saiba do que se trata, quais documentações necessárias, tabelas e até valores aproximados do licenciamento do Detran CE.
detran-ce-licenciamento 2024

O licenciamento é a viabilização da emissão de Certificado de Registro de Veículo (CRV), do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) e o licenciamento também é a inclusão do veículo no Banco de Dados do Departamento de Trânsito no Estado do Ceará (DETRAN-CE), como acontece também em outros estados brasileiros. Para fazer este licenciamento é necessário ter alguns documentos como a nota fiscal e que o licenciamento de veículos deverá ser feito até cinco dias após a emissão da nota fiscal.

Entre as documentações necessárias para tirar o licenciamento são: nota fiscal de venda do veículo, IPVA devidamente pago ou certidão de isenção (se for o caso), documento de identidade do proprietário (original e cópia), Procuração pública específica, com firma reconhecida no caso somente de o proprietário de comparecer ao DETRAN para fazer o licenciamento; CPF (pessoa física), CNPJ (pessoa jurídica) original e cópia; comprovante de residência (original e cópia) ou declaração de residência. Todas as cópias precisam ser autenticadas e acompanhadas dos originais. Há ainda a exigência de documentações específicas, segundo determinadas situações: no caso de veículos importados, são necessários os documentos acima e o documento de comprovante de importação; veículos de centros de formação de condutores: além dos documentos básicos, documento de credenciamento que é fornecido pela Coordenaria de Habilitação do DETRAN-CE; veículo de transporte individual ou coletivo de passageiros, na categoria aluguel, o proprietário deve mostrar documentação discriminada a Autorização do Poder Pública concedente; ônibus deve mostrar a nota fiscal carroceria; veículo em caso de alienação /reserva/arredamento, deverá estar lançado no sistema do SNG (que é o Sistema Nacional de gravames).

Como se deve fazer o licenciamento pelo DETRAN-CE?  O proprietário veículo deve se dirigir a secretaria da Fazenda apresentando Nota Fiscal para a emissão do IPVA ou certidão de isenção; também ir ao DETRAN com veículo e os documentos para receber o laudo da vistoria do veículo e classificar placa. No caso de veículo de carga ainda terá que comparecer ao INMETRO que vai registrar a carroceria.

No Ceará tem alguns postos de atendimento do DETRAN que são em Messejana, São Gerardo, Shopping do Automóvel e Aldeota. Nos postos da capital cearense o serviço está disponível apenas para os proprietários ou para pessoas com deficiência com procuração pública. O valor da taxa de licenciamento no CE é de cerca de R$ 100,00. Já para consultar a tabela do Licenciamento do Detran CE, você pode acessar o site oficial ou então procurar a unidade do DETRAN mais próxima.


Se gostou, curta e compartilhe: