DETRAN-AM Pesquisar Débitos do Veículo (IPVA, Licenciamento e Multas) 2024

A princípio, só é possível descobrir a documentação do veículo está regularizada ao pesquisar débitos do veículo. Geralmente, a pesquisa pode ser realizada pelo proprietário do veículo tanto quanto por outra pessoa. Ainda pareça uma atividade burocrática, fazer a pesquisa junto ao departamento estadual de trânsito do Amazonas é bem simples. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra como pesquisar débitos do veículo junto ao Detran AM.

detran-AM-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

Como pesquisar débitos do veículo junto ao Detran AM?

De antemão, pesquisar os débitos do veículo junto ao Detran AM é um processo bastante tranquilo. Isso porque, a pesquisa é feita de forma totalmente remota. Dessa forma, o cidadão não precisa se deslocar até uma agência do Detran. É necessário apenas que o cidadão acesse o site e informe os dados solicitados para descobrir qual a situação do veículo.

detran-AM-como-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

Em linhas gerais, para pesquisar os débitos do veículo junto ao Detran AM, é necessário que o cidadão:

  • Acesse o site do Detran AM ou clique aqui para ser direcionado automaticamente.
  • Na sequência, clique em “portal de serviços”
  • Depois, selecione a opção “veículo”
  • Logo após, clique em “situação do veículo”
  • Em seguida, informe o número do RENAVAM do veículo ou o número do chassi do veículo
  • Por fim, clique em “pesquisar” e siga as instruções da plataforma

A princípio, esse serviço é gratuito. Nesse contexto, para verificar se existe alguma pendência relacionada ao veículo, basta que o cidadão tenha uma boa conexão com a internet. Com essa simples pesquisa junto ao Detran AM, o cidadão consegue descobrir qual a última data em que o IPVA foi quitado, até quando o veículo está licenciado e se é preciso fazer o pagamento do DPVAT. Para saber se o veículo contém alguma multa, o procedimento é diferente, no entanto, também é bem simples. Para descobrir as multas que foram aplicadas as veículo, basta que o interessado:

  • Acesse o site do Detran AM
  • Na sequência, clique em “portal de serviços”
  • Depois, selecione a opção “multas”
  • Logo após, clique em “consulta de multas”
  • Em seguida, informe o número do RENAVAM do veículo ou o número do chassi do veículo
  • Por fim, clique em “pesquisar” e siga as instruções da plataforma

DETRAN-AM: afinal, porque pesquisar débitos do veículo?

De antemão, um veículo só transitar pelas vias públicas do território nacional quando estiver com toda a situação regularizada. Isso porque, quando um motorista conduz um veículo portando irregularidades em sua parte mecânica ou em sua documentação, ele escolhe colocar a própria vida e a vida dos demais usuários do trânsito em risco. Essa escolha irresponsável e negligente pode causar sérios problemas com a lei.

pesquisar-debitos-do-veiculo-detran-AM 2024

Para evitar muitos transtornos, é de suma importância que o proprietário pesquise os débitos do veículo regularmente. A pesquisa também deve ser feita por uma pessoa que tenha interesse em adquirir um carro usado. Afinal, as pendências também são transferidas junto com o automóvel. Os principais débitos a serem pesquisados, são:

IPVA

Geralmente, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um considerado um dos principais débitos a serem pesquisados. Sem o pagamento desse imposto estadual o veículo fica com a situação irregular.

Para evitar alguns problemas desastrosos, como a inscrição do CPF do proprietário na dívida ativa e multas altas, o proprietário deve quitar o IPVA anualmente. De moto a facilitar ainda mais a vida do proprietário brasileiro, o valor do IPVA pode ser dividido em muitas parcelas.

Por fim, é importante salientar que, sem o pagamento do IPVA não é possível quitar a taxa de licenciamento do veículo.

Licenciamento

Também é de suma importância pesquisar se o veículo está licenciado. Isso porque, o motorista que conduz um veículo sem o licenciamento, está cometendo uma infração de natureza gravíssima. O condutor é penalizado com 7 pontos na CNH e multa. Além disso, o veículo pode ficar retido no pátio do Detran até que o pagamento da taxa junto de juros reincidentes.

Como dito anteriormente, o licenciamento só pode ser regularizado quando o IPVA e os demais débitos vinculados ao veículo forem quitados. Afinal, o licenciamento tem a função de assegurar que o veículo está em conformidade com as normas de segurança.

Multas

Dentre os principais débitos do veículo a serem pesquisados estão as multas. Isso porque, o não pagamento das multas aplicadas pode acarretar na retenção do veículo. Dessa forma, para solicitar a liberação o proprietário deve custear as taxas de guincho e do uso de pátio policial. Além disso, as multas e os juros devem ser quitados à vista.

É importante destacar que as multas também são transferidas junto com a propriedade do veículo. Dessa maneira, o cidadão que pensar em comprar um veículo já usado deve pesquisar se irá ter que quitar multas do proprietário anterior.

Por fim, ao pesquisar débitos do veículo o proprietário pode trafegar em segurança e sem medo de ser surpreendido em uma abordagem policial, por exemplo.


Se gostou, curta e compartilhe: