Defesa da autuação Recurso de Multa MG 2024

Detran MG Recurso de Multas

Precisa
recorrer a uma multa? Saiba como recorrer e como proceder se recebeu uma autuação, principalmente se você mora em Minas Gerais (MG).

defesa-atuacao-recurso-de-multas-detran-mg 2024

Recebeu uma autuação ou recebeu uma
notificação? Saiba que independente dos fatos, você tem o direito de recorrer por lei, mas é preciso saber como este processo de recorrer multa funciona.

Toda infração de multa de trânsito cometida deve ser emitida primeiro uma notificação de autuação que é entregue pelo agente de trânsito ou pode ser enviada pelo correio. Esta notificação tem o objetivo de informar ao infrator que foi cometida uma infração e possibilitar ao proprietário do veículo (eu muitas vezes não foi quem cometeu a infração), indique o nome de quem cometeu a infração para que esta pessoa arque com as consequências.  A transferência da penalidade é mais comumente conhecida como transferência de pontuação.

O condutor autuado deverá começar o processo de defesa preenchendo formulário próprio para dar entrada no DETRAN e no caso dos condutores mineiros, no DETRAN/MG e pelo site da instituição é possível encontrar um modelo de formulário que deve ser impresso e preenchido (de forma manual) e apresentar junto dele os documentos necessários do processo de autuação. No caso da autuação, esta não é um boleto, não é o momento para pagar nenhuma multa, mas de recorrer à mesma. O prazo de defesa da autuação deverá constar na notificação e não deve ultrapassar 15 dias. Se a defesa prévia for acolhida o auto da infração será cancelado e seu registro arquivado. Mas, se o recurso não for acolhido será emitida uma notificação de penalidade. Após o recebimento da notificação de penalidade, o infrator tem um prazo de 30 dias para apresentar o recurso de multa se quiser. Neste momento, o condutor pode recorrer a uma instância superior para recorrer à multa (somente quando já tentou recorrer) e que tem o prazo de 30 dias para dar resposta a este recurso feito pelo condutor.

Veja também: Consulta de Multa Detran MG

Existem em alguns sites do DETRAN vários modelos de recursos de multa disponíveis para diversos tipos de infração. Tem o modelo padrão específico e os recursos. Lembrando que os recursos podem ser preenchidos de próprio punho, basta que o recurso escrito tenha os dados do infrator como nome completo, CPF, número da CNH, endereço completo, dados do veículo, do fato ocorrido (com datas e horários aproximados dos fatos) e escrever de forma clara o que foi ocorrido.

Tem dúvidas sobre o recurso de multas no DETRAN MG? Consulte o site do mesmo em https://www.detran.mg.gov.br.


Se gostou, curta e compartilhe: