Comunicação de venda de veículo DETRAN GO: Como Fazer e Consulta 2024

A comunicação de venda do veículo, junto ao Detran GO, deve ser feita por toda pessoa que queira se isentar de responsabilidades com o veículo após sua venda. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra como fazer esse comunicado junto ao Detran GO?

consulta-comunicacao-venda-DETRAN-GO 2024

Comunicação de venda de veículo DETRAN GO

Em linhas gerais, Goiás é um estado que fica situado no centro do Brasil. Ele alberga a savana acidentada, uma agricultura de grande escala e grandes cidades da era colonial. Além disso, Goiás e conhecido por ser o estado mais populoso da região centro-oeste do país.

comunicacao-de-venda-veiculo-DETRAN-GO 2024

Estima-se que sua população ultrapassa a marca dos 7 milhões de habitantes. Com tantas pessoas espalhadas pelo estado, é necessário que exista uma organização para que o estado funcione da melhor forma. O departamento estadual de trânsito ajuda a cumprir esse objetivo.

A princípio, a comunicação de venda do veículo consiste em um documento. O principal objetivo desse comunicado é dizer, a quem possa interessar, que as ocorrências do veículo não são mais de responsabilidade do vendedor.

Via de regra, a comunicação de venda do veículo deve ser feita junto ao departamento estadual de trânsito. Isto é, conforme o artigo 134 do Código De Trânsito Brasileiro. Como dito anteriormente, é necessário que todos os goianos se atentem para esse procedimento. Isso porque, com ele é possível orquestrar uma melhor organização do trânsito, de modo geral.

Ainda de acordo com esse artigo, o comunicado oficial deve acontecer em até 30 dias, a contar da data em que o CRV fora assinado. Caso contrário, o antigo proprietário passa a ser considerado um responsável solidário.

O responsável solidário pode ser penalizado por todas ocorrências com o veículo, mesmo após sua venda. Ou seja, o antigo proprietário será responsabilizado põe quaisquer problemas, infrações e débitos com o veículo. É muito comum que o vendedor tenha que arcar, inclusive, com a totalidade da obrigação.

Afinal, como fazer a comunicação de venda de veículo junto ao Detran GO?

Normalmente, para fazer a comunicação de venda do veículo, o vendedor precisa apresentar uma cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade. Vale salientar que, esse documento deve estar assinado, sem nenhuma rasura, datado
e com firma, do vendedor e do comprador, reconhecida em cartório. Também é importante ter o ATPV datado, assinado e com firma reconhecida em cartório.

Junto ao Detran GO é possível comunicar venda de veículos que tenha em seu registro algum embargo. Isso porque, o comunicado de venda é superior a essa prenotado restrição administrativa de Impedimento de Licenciamento, no aspecto da responsabilidade sobre o veículo.

De antemão, a comunicação de venda do veículo junto ao Detran GO deve ser feita, preferencialmente, pelo vendedor. No entanto, caso esse não possa comparecer a uma unidade de atendimento, o serviço poderá ser feito por terceiros. Isto é, se eles possuírem uma procuração ou uma cópia do requerimento de comunicado de venda que está disponível no site do Detran GO.

como-fazer-comunicacao-venda-DETRAN-GO 2024

Vale ressaltar que, o requerimento de comunicado de venda precisa estar preenchido e assinado pelo antigo proprietário, isto é, o vendedor. Além disso, a assinatura desse documento deve ser igual à que consta no verso do CRV.

Para fazer a comunicação de venda de veículo junto ao Detran GO é necessário comparecer em um posto de atendimento. De antemão, esse atendimento pode ser previamente agendado pelo site . É de suma importância levar, no dia marcado, os seguintes documentos:

  • RG ou CNH, CPF e comprovante de residência do vendedor e do comprador
  • Original e cópia do CRV devidamente preenchido, datado, sem rasuras e com ambas as firmas reconhecidas
  • Requerimento de comunicado de venda
  • Original e cópia do ATPV com firmas reconhecidas de ambas assinaturas
  • Procuração
  • Documento de identificação pessoal com foto e CPF do procurador
  • Declaração do comunicado de venda
  • Contrato social, Cartão CNPJ ou similar

Após realizar a comunicação de venda do veículo é necessário aguardar a informação ser reconhecida no sistema. Quando isso acontecer, a informação constará no sistema RENAVAM.

Dessa forma, o antigo proprietário, isto é, o vendedor ficará isento de todas as responsabilidades relacionadas ao veículo. Ou seja, pendências como infrações, pontuação na CNH e novos débitos serão de responsabilidade do comprador, isto é, o novo proprietário.

Comunicação de venda de veículo DETRAN GO: Consulta

Em hipótese alguma o vendedor do veículo deve sair do atendimento onde fez o comunicado sem um protocolo. Isso porque, no protocolo terão informações importantes sobre a comunicação de venda do veículo.

Dentre essas informações, estarão:

  • Data e hora em que a comunicação de venda do veículo foi realizada junto ao Detran GO
  • Quando será possível consultar se o comunicado foi efetivado
  • Senha e login para acessar uma plataforma digital

Em outras palavras, a consulta se o comunicado consta no sistema RENAVAM, será feita a partir das informações contidas no protocolo.


Se gostou, curta e compartilhe: