Como Imprimir o CRLV Digital pelo Aplicativo CDT 2024

CRLV Digital 2024 Imprimir

O aplicativo CDT, Carteira Digital de Trânsito, permite ao motorista gerar, em um único app, a CNH Digital e o CRLV Digital. Além dessas funções, o usuário pode também baixar os documentos para fazer a impressão.

Vamos ver, passo a passo, como baixar imprimir o CRLV Digital pelo aplicativo CDT, além de conhecer um pouco mais sobre a Carteira Digital de Trânsito e seus benefícios.

crlv-digital-como-baixar 2024

CDT: Carteira Digital de Trânsito

O governo federal lançou o CDT para facilitar o acesso aos documentos do motorista, CNH e CRLV, substituindo as versões físicas pelas eletrônicas, geradas pelo aplicativo.

A CNH Digital já estava disponível aos brasileiros desde 2018, enquanto o CRLV, desde 2020, em aplicativos distintos. A Carteira Digital de Trânsito uniu os dois documentos, implantando também novas funções.

Além dos documentos digitais, o motorista tem acesso a multas, débitos do veículo, recalls e pode realizar a transferência de titularidade do veículo pelo próprio app, sem necessidade de comparecer em cartórios.

Imprimindo o CRLV Digital pelo Aplicativo CDT

Para baixar e imprimir o CRLV Digital pela Carteira Digital de Trânsito, primeiramente o motorista precisa ter cadastro no serviço gov.br, o banco de dados e acesso a serviços do governo federal.

Após baixar e instalar o appCDT e fazer o login utilizando o usuário do gov.br, basta preencher os dados pessoais solicitados e aguardar a confirmação da ativação por e-mail.

Com o CDT funcionando, é necessário informar o número do renavam e o código de segurança do CRV, antigo DUT, depois criar uma senha de acesso com 4 caracteres.

Se todas informações estiverem corretas, o CRLV Digital é criado na hora. Para imprimir, há a opção, no próprio CDT, para gerar o documento em PDF, a fim de baixar no smartphone e depois imprimir.

imprimir-crlv-digital 2024

Imprimir CRLV Digital pelo Computador

Há também a opção de gerar e imprimir o CRLV Digital através do PC, através do site do DETRAN. Na página, o procedimento é parecido, precisando, inicialmente, criar uma conta no portal e se logar.

Assim como no celular, para gerar o documento, é preciso informar o número do RENAVAM, além da placa do veículo, número de celular e, por fim, o código recebido por SMS.

Com todas as informações corretas, o arquivo do CRLV Digital é disponibilizado para download. Caso o veículo tenha alguma pendência referente ao licenciamento, o sistema não libera o documento.

Como Baixar a CRLV Digital

O CRLV, Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, tendo sua versão digital chamada de CRLV-e, é o principal documento do veículo, além de ser de porte obrigatório para os condutores.

O documento está disponível na versão digital desde 2020, podendo ser gerado através do site do DETRAN, Departamento Estadual de Trânsito, do DENATRAN, Departamento Nacional de Trânsito, e, agora, pela Carteira Digital de Trânsito.

O CRLV Digital possui a mesma legitimidade da versão física, sendo aceito por todos os órgãos de trânsito e segurança. A versão impressa possui validade impressa em uma única folha, em preto e branco e constando o código QR.

O CRLV Digital pode ser compartilhado com 5 pessoas diferentes, bastando apenas o proprietário do veículo autorizar os outros usuários a visualizarem o documento em seus aparelhos, através da Carteira Digital de Trânsito.

Para o compartilhamento, o titular deve informar o número de CPF do outro condutor, o qual possuirá acesso ao documento através do CDT, porém, não poderá gerar em arquivo PDF.

O aplicativo também possui a opção de cadastramento de outros CRLV-e, precisando apenas seguir os mesmos passos, informando o número de RENAVAM e o código de segurança do CRV.

crlv-digital-1 2024

Cadastro CNH Digital no Aplicativo CDT

Como citamos no início, a Carteira Digital de Trânsito possui a função de ter, além do CRLV Digital, a CNH Digital. Para cadastrar a carteira de motorista, o documento precisa ter emitido depois de 2017, ano em que o DETRAN começou a imprimir com código QR.

Para incluir a CNH no CDT, o motorista precisa preencher seus dados no aplicativo, informar o código QR e tirar uma selfie em local iluminado, pois a foto será utilizada para autenticar o usuário.

Com os dois documentos na Carteira Digital de Trânsito, não há mais a necessidade em portar as versões físicas, facilitando a vida de muitos motoristas e trazendo mais segurança para seus documentos.

CRLV Digital: Tirar Dívidas

Para sanar outras dúvidas referentes ao CRLV Digital, CNH Digital ou sobre a Carteira Digital de Trânsito, o cidadão pode entrar em contato com o DETRAN de seu estado.

Os canais de atendimento do DETRAN são localizados diretamente em seu site, sendo que cada estado possui seu próprio endereço eletrônico.

O motorista pode também se dirigir até uma unidade do órgão mais próximo, lembrando apenas que a maioria dos DETRANs atendem apenas com horário agendado.


Se gostou, curta e compartilhe: