Como faço para tirar a alienação do veículo quitado? 2024

Alienação Fiduciária no Documento de Veículo

Pessoas ou empresas que terminaram de pagar um financiamento de carro podem ter dúvida sobre como tirar a alienação do veículo quitado, pois esse procedimento é importante para quem deseja vender ou trocar o seu bem.

tirar-alienacao-de-veiculo-detran 2024

Ao comprar um veículo financiado por uma instituição financeira este permanece alienado a essa empresa enquanto não houver a quitação total do bem e isso implicado restrições a venda ou troca, pois não há como tirar alienação do veículo

Essa restrição acontece porque se as parcelas do financiamento não forem quitadas, a instituição financeira pode solicitar a posse do bem de forma que o veículo é apreendido através de uma ordem de busca e apreensão.

Enquanto o pagamento das parcelas acontecem não é interessante que seja feita compra de um veículo nessas condições, pois se não houver o pagamento da dívida, o carro pode ser apreendido independente de ter sido negociado por terceiros.

Porém após todas as parcelas referentes ao financiamento serem pagas, é necessário saber como fazer para tirar a alienação do veículo quitado e obter uma CRLV atualizada.

Tirar a alienação Fiduciária do veículo quitado – Como fazer?

É comum que haja dúvida sobre como tirar a alienação do veículo quitado uma vez que para realizar esse procedimento é necessário envolver o Detran do estado no qual o carro foi registrado.

Ao pagar a última parcela do carnê do financiamento é preciso solicitar a baixa do gravame para que uma novo CRLV seja emitido em nome do proprietário. Antes de solicitar esse serviço é obrigatório pagar todos os débitos registrados para o carro ou moto em questão seja eles multas, ipva atraso, seguro DPVAT ou ainda o licenciamento anual.

Depois de efetuar o pagamento dos débitos é possível solicitar a baixa do gravame e pagar a taxa que deve ser recolhida na rede bancária credenciada pelo Detran de cada estado.

O valor da taxa para tirar a alienação do veículo quitado pode sofrer alterações entre os estados brasileiros, mas custa em média R$ 150.

alienacao-fiduciaria 2024

Vantagem de tirar a alienação do veículo quitado

A vantagem de tirar a alienação do veiculo quitado é que após esse procedimento o proprietário recebe um novo CRLV que é emitido depois do pagamento da taxa e pode efetuar negociações como a troca ou a venda do bem.

Desse modo é possível transferir o bem para outra pessoa fato que não é possível se a alienação existir e dessa forma constar no documento.

Ao quitar um carnê de financiamento de veículos nem sempre é sabido por parte do proprietário do veículo da necessidade de solicitar esse procedimento, mas é importante fazê-lo, pois a alienação pode trazer transtornos para quem deseja fazer negócio com seu carro.

https://detran.blog.br/2-via-licenciamento-detran-sp-crlv.html

Se mesmo com essas informações ainda estiver se perguntando “como faço para tirar a alienação do veículo quitado”, é indicado tirar outras dúvidas diretamente nos postos de atendimento do Detran estadual ou no site que dispõe de mais dados sobre esse procedimento e sobre outros serviços online disponibilizados


Se gostou, curta e compartilhe: