CNH Social 2024 Detran AM: Inscrições 2024

O departamento de trânsito do Amazonas em parceria com o governo do estado disponibilizou mais de treze mil vagas, nos últimos anos, para ajudar os jovens de baixa renda no processo de habilitação. Em 2024, o projeto terá novas vagas. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra como participar das inscrições para o projeto CNH Social 2024 Detran MA.

cnh-social-2024-detran-am 2024

CNH Social 2024 Detran AM

Em linhas gerais, o Amazonas é um dos maiores estados brasileiros. Ele fica situado no noroeste do País. Ainda que seja coberto quase em sua totalidade pela floresta tropical da Amazônia, estima-se que o estado comporte mais de dois milhões de habitantes.

cnh-social-2024-detran-am-como-participar 2024

Além das várias atrações turísticas, os Amazonenses podem trabalhar e usufruir dos serviços industriais e da agropecuária. Embora seja considerada a 16ª economia entre todas as unidades federativas, nem todos os Amazonenses são ricos. Ao contrário, em meados de 2021 a pobreza conseguiu atingir mais de 500 mil habitantes.

Pensando nessa parcela da população, e em meios para diminuir a desigualdade, o governo do estado em parceria com o Detran AM aderiram ao programa CNH Social 2024. O objetivo dessa iniciativa é ajudar financeiramente os jovens de baixa renda na aquisição da carteira nacional de habilitação. Isso porque, uma das grandes exigências atuais para conseguir um bom emprego, é ter posse do documento.

Em outras palavras, espera-se que com a carteira de habilitação o jovem que vive em situação de vulnerabilidade social e econômica possa conseguir, principalmente, uma nova fonte de renda.

Como dito anteriormente, a ajuda é financeira. Ou seja, o jovem de baixa renda que conseguir uma das vagas disponíveis, não terá que arcar com nenhum dos custos envolvidos no processo de habilitação. Isto é, os exames médicos e psicológicos, as aulas teóricas e práticas e as provas teóricas e práticas serão totalmente gratuitos.

A princípio, o projeto CNH Social 2024 Detran AM ajuda os jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica a conquistar a primeira habilitação. Porém, com o projeto também é possível fazer a inclusão ou a mudança de alguma categoria.

Afinal, quem pode participar do programa CNH Social 2024 Detran AM?

Como dito anteriormente, o principal objetivo do programa CNH Social 2024 Detran AM é
estimular a qualificação profissional do jovem para o mercado de trabalho. Sendo assim, a prioridade é para os jovens que vivem em situação de vulnerabilidade econômica e social.

inscricoes-cnh-social-2024-detran-am 2024

Em outras palavras, para conseguir participar dessa iniciativa social é necessário:

  • Ter 18 anos de idade completos até a abertura das inscrições
  • Ter domicílio no Estado do Amazonas
  • Ser considerado penalmente imputável
  • Ter certidão negativa de antecedentes criminais emitida pela Polícia Civil do estado do Amazonas
  • Ser cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal
  • Possuir carteira de identidade ou algum documento com foto similar
  • Não ter sofrido, nos últimos cinco anos quaisquer condenações judiciais, que não caibam recursos, motivadas por condutas praticadas no trânsito
  • Ter histórico escolar ou declaração de curso fundamental emitido pela Secretaria de Estado da Educação
  • Não ter sofrido, no último ano nenhuma penalidade de natureza grave ou gravíssima
  • Não ser reincidente em infração de natureza média que não caiba recursos na esfera administrativa, do decorrer dos últimos doze meses

Todos as pessoas que se encaixam nesses requisitos podem pleitear uma das vagas disponíveis para o projeto CNH Social 2024. No entanto, é de suma importância que todas as informações sejam comprovadas por meio de documentos.

Como se inscrever no projeto CNH Social 2024 Detran AM?

De modo a facilitar ainda mais a vida do amazonense, as inscrições para o projeto deverão ser feitas de forma totalmente remota. Isto é, não é necessário se deslocar até uma agência do Detran AM para se inscrever.

Em outras palavras, para efetivar a inscrição e concorrer a uma das vagas para participar do programa CNH Social Detran AM, basta que o interessado:

  • Acesse o site do Detran AM.  Clique aqui para ser direcionado automaticamente
  • Procure, no menu principal, a opção “CNH Social”
  • Na sequência, preencha o formulário eletrônico com todas as informações necessárias
  • Em seguida, informe qual a categoria da carteira nacional de habilitação pretendida
  • Logo após, preencha o questionário socioeconômico
  • Por fim, basta clicar em “finalizar o processo”

Com a inscrição finalizada, basta que o jovem aguarde e verifique se seu nome foi divulgado na primeira lista. Caso seja selecionado, o candidato deve comparecer ao departamento estadual de trânsito. Em seguida, é necessário realizar a matrícula e abrir o processo no Registro Nacional de Carteira de Habilitação em uma autoescola parceira.

Assim que o RENACH for aberto, o jovem terá a chance de conquistar a carteira de habilitação de forma totalmente gratuita. Isto é, sem pagar a expedição da CNH, os exames médico, psicológico, teórico e prático e tampouco os cursos teórico técnico e prático de direção veicular.


Se gostou, curta e compartilhe: