CNH Pai D’égua Detran PA: Resultado e Repescagem 2024

A princípio, a CNH Pai D’égua Detran PA consiste em um programa social que visa conceder a carteira de habilitação para jovens de baixa renda. Ainda que o programa consiga atender à muitos jovens, muitas ficam sem conseguir uma vaga. Quer saber qual o resultado e com participar da repescagem? Então, continue a leitura desse artigo.

repescagem-cnh-pai-d-egua-detran-pa 2024

CNH Pai D’égua Detran PA: o que é esse programa?

Em suma, a CNH Pai D’égua é uma iniciativa do Governo do Pará. O objetivo dessa iniciativa é auxiliar na formação, na qualificação e na habilitação profissional dos jovens de baixa renda. Ou seja, além de promover a inclusão social, o projeto tende a incentivar mais uma forma de gerar renda.

resultado-cnh-pai-d-egua-detran-pa 2024

Dessa forma, o Governo do Estado do Pará, juntamente com o Departamento Estadual de Trânsito, desenvolveu este programa social. Além de ajudar os jovens na realização de um sonho, o projeto visa estimular a qualificação profissional.

Ao contrário do processo de habilitação particular, com a CNH Pai D’égua, o candidato não terá que arcar com nenhum custo. Dessa forma, a CNH Pai D’égua é uma oportunidade única e indispensável para os jovens de baixa renda.

Isso porque, todas as despesas com a autoescola, bem como, com os exames práticos e teóricos serão custeadas pelo Governo do Estado, via Detran. Isto é, a habilitação para o jovem selecionado terá custo zero.

Em resumo, para conseguir participar do projeto, o jovem precisa ter idade superior a 18 anos e viver em condição de vulnerabilidade social. Além disso, é necessário:

  • Possuir documentos de identificação original com foto
  • Estar inscrito no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal
  • Não ter sofrido nenhuma penalidade nos últimos 12 meses de natureza grave ou gravíssima
  • Saber ler e escrever
  • Não ter sofrido nenhuma condenação judicial por condutas irregulares no trânsito
  • Não ser reincidente em nenhuma infração de natureza média
  • Ter a Certidão Negativa de Antecedentes Criminais emitida pela Polícia Civil do Estado do Pará
  • Possuir o ensino fundamental completo
  • Residir no Estado do Pará
  • Possuir CPF ativo e regularizado

CNH Pai D’égua Detran PA: consultar resultado

O jovem de baixa renda, inscrito no Cadastro Único, que fez a inscrição no programa CNH Pai D’égua, finalmente pode consultar o resultado. Isto é, saber se foi pré selecionado ou não.

cnh-pai-d-egua-detran-pa 2024

Para consultar o resultado do programa CNH Pai D’égua, basta clicar aqui. Nesta página, basta que o interessado clique em “não sou um robô” e, em seguida em “Lista de Classificados”.

Por fim, o próprio site fará o download de um documento em PDF contendo o nome de todos os aprovados no programa.

A princípio, o candidato teve o prazo de cinco de outubro a 12 de novembro para realizar sua matrícula. E, consequentemente, abrir o Registro Nacional de Carteira de Habilitação.

Quem não conseguiu comparecer presencialmente em uma das unidades do Detran, pode participar da repescagem.

CNH Pai D’égua Detran PA: como funciona a repescagem?

Em resumo, a repescagem é destinada somente para os candidatos selecionados que não conseguiram efetivar a matrícula no programa.

Em outras palavras, o candidato precisa ter agendado a matrícula e, por algum motivo, não ter conseguido finalizar o processo.

Nesse sentido, a repescagem do programa CNH Pai D’égua é mais uma chance para isso candidatos que não puderam comparecer ao Detran PA no dia agendado, ou então que ficaram com alguma pendência na documentação.

Repescagem:

Para participar da repescagem do programa CNH Pai D’égua, o candidato deve comparecer na sede do Detran PA, em Belém. No entanto, o candidato que residir no interior do estado, deve procurar uma Circunscrição Regional de Trânsito, ou seja, uma CIRETRAN.

Considerando que este projeto é um dos mais importantes do governo do estado do Pará, já que tende a garantir a inclusão social de jovens que não podem arcar com os custos da formação exigida pelos órgãos de trânsito, é muito importante ter uma repescagem.

Isso porque, apenas com o período de repescagem será possível garantir que todos os candidatos selecionados tenham o direito de usufruir dessa inciativa social.

Ainda que mais de 130 mil jovens tenham se inscrito para o programa, somente 10 mil jovens, em todo o Pará, foram selecionados e estão aptos ao programa.

Por fim, o candidato selecionado que deseja participar da repescagem deve se dirigir ao órgão com toda a documentação necessária. Vale ressaltar que, talvez essa seja a última chance de conseguir emitir a Carteira Nacional de habilitação de forma gratuita. Portanto, não perca essa chance.

A lista contendo todos os documentos comprobatórios exigidos está disponível no edital do programa. Além de documentos pessoais como RG, CPF, CNH e comprovante de residência, o jovem deve apresentar histórico e declaração escolar, nada consta do CPF e similares.

Em casos de dúvidas, o jovem pode recorrer ao atendimento telefônico. O número disponível para atender a população local é o 154.


Se gostou, curta e compartilhe: