CNH Digital: Como Fazer o Cadastro 2024

Como Tirar a CNH Digital

Assim como quase todos os documentos, a CNH, Carteira Nacional de Habilitação, também já possui a sua versão digital, chamada de CDT, Carteira Digital de Trânsito.

O documento une, de forma digital, a CNH e o CRLV, Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. Vamos conhecer um pouco sobre as funcionalidades da CDT, além do cadastro passo a passo.

emissao-cnh-digital 2024

CDT: Carteira Digital de Trânsito

A CDT é, basicamente, a junção dos documentos utilizados pelo motorista brasileiro, em forma eletrônica, substituindo as versões físicas em um único aplicativo.

Com os documentos necessários para dirigir, em suas versões atualizadas, diretamente em seu smartphone, o motorista não precisa mais portar as versões originais, evitando futuros transtornos em caso de perda ou roubo.

Desde 2017, o CONTRAN, Conselho Nacional de Trânsito, e a SENATRAN, Secretaria Nacional de Trânsito, autorizam o uso oficial da CDT para apresentação a policiais e agentes de trânsito.

Para obter aCNH Digital, a versão física precisa ter sido emitida a partir de maio de 2017, quando o DETRAN começou a emitir o documento com código QR, necessário para autenticação no aplicativo.

Se a CNH não possuir código QR, o motorista precisa emitir uma nova via, caso queira utilizá-la através da Carteira Digital de Trânsito.

baixar-aplicativo-cdt-digital 2024

Emissão CNH Digital Passo a Passo

O processo para a emissão da CNH Digital através do CDT é simples e rápido. Confira:

– Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, através do Google PlayStore, caso utilize celular com sistema operacional Android, ou pelo AppStore, para celulares com iOS;

– Faça login utilizando o sistema gov.br, plataforma de banco de dados do governo. Se não tiver acesso, faça o cadastro no portal com os dados pessoais e CPF;

– Após a autenticação, faça a leitura, através do aplicativo CDT, do código QR, localizado na parte traseira da CNH, e preencha os dados solicitados;

– Tire uma selfie em um ambiente iluminado. O procedimento é uma verificação de segurança, utilizado para confirmar a identidade do usuário;

– Informe o CEP residencial, o qual deve ser o mesmo utilizado nos cadastros do DETRAN;

– Caso todos os procedimentos e dados estejam corretos, o app faz a geração da CNH Digital e, se ocorrer erros de validação, é necessário comparecer pessoalmente em uma unidade do DETRAN, a fim de regularizar e atualizar as informações;

– Se o motorista possuir veículos em seu nome, pode gerar o CRLV Digital, dentro da própria Carteira Digital de Trânsito. Para isso, informe o renavam do automóvel e o código do CRV, Certificado de Registro do Veículo;

– Com todos os dados corretos, tanto a CNH Digital, quanto o CRLV Digital, estarão disponíveis dentro da CDT.

Recursos do app Carteira Digital de Trânsito

O aplicativo CDT do Detran possui outras funcionalidades, além de disponibilizar as versões digitais dos documentos. Confira:

  • Acesso a boletos para pagamento de infrações;
  • Adesão ao SNE, Sistema de Notificação Eletrônica;
  • Consulta a infrações de trânsito;
  • Compartilhamento do CRLV;
  • Geração da versão digitalizada da CNH;
  • Geração da versão digitalizada do CRLV;
  • Inclusão do condutor dos veículos;
  • Indicação de condutor infrator;
  • Informações sobre histórico da CNH;
  • Informações sobre recall dos veículos;
  • Obtenção de descontos no pagamento de infrações;
  • Notificação de vencimento de CNH;
  • Transferência de propriedade de veículo.

Esse último recurso, para transferência de veículos, foi o último incluso na Carteira Digital de Trânsito, e é um grande avanço na desburocratização de serviços do DETRAN.

Vamos conferir, na sequência, como realizar o procedimento.

Transferência de Propriedade de Veículos CDT

Até a inclusão do serviço na CDT, as partes envolvidas precisavam preencher o CRV, antigo DUT, fazer o reconhecimento de firma e autenticação em cartório, para realizar a transferência do veículo.

Agora, com a ATPV-e, Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo, o processo ficou mais simples, não necessitando mais da versão física do CRV.

Através da Carteira Digital de Trânsito, o vendedor preenche as informações do comprador, assinando eletronicamente a ATPV-e. O novo dono realiza procedimento parecido e o sistema autoriza a transferência do veículo.

Lembrando que, para a transferência ser autorizada e concretizada, não pode haver débitos registrados, como multas, IPVA, licenciamento ou seguro obrigatório.

O DETRAN, Departamento Nacional de Trânsito, de alguns estados ainda não está com o sistema do ATPV-e totalmente integrado e atualizado, portanto, consulte o órgão antes de iniciar o procedimento digital.

cnh-digital 2024

CNH Digital: Contato, Telefone, Dúvidas

Para obter mais informações sobre CNH Digital, CRLV Digital, reclamações, dúvidas referentes ao aplicativo Carteira Digital de Trânsito, entre em contato com o DETRAN de sua região.

Cada estado brasileiro possui autonomia sobre o DETRAN, portanto, os canais de atendimento de cada local podem sofrer alterações. Geralmente são realizados através do site oficial do órgão, aplicativo de smartphone, e-mail, telefone ou presencialmente.


Se gostou, curta e compartilhe: