CNH com CHIP – Emissão, 2 Via 2024

Você sabia que a CNH – Carteira Nacional de Habilitação vai mudar? Sim, a CNH terá chip. Saiba mais lendo o artigo.

nova-cnh-com-chip 2024

CNH com CHIP Emissão

Sabe aquela velha CNH de papel, com um plástico em volta? Ela não vai existir mais. Daqui há pouco tempo a Carteira Nacional de Habilitação com chip será emitida em plástico.

Essa é uma informação disponibilizada pelo CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito. A nova CNH com chip vai se parecer com um cartão de crédito, aliás.

A intenção do CONTRAN, que regulamenta toda as normas relativas a trânsito no Brasil, é que a CNH tenha outras funções, como servindo como cartão para pagar metrô, pedágio, transporte coletivos em geral, além do acesso a órgãos públicos, faculdades, estacionamentos, dentre outros.

Também é possível que a Carteira de Motorista com chip seja usada para identificação por meio de biometria. As digitais do motorista constarão dentro do chip e servirão para demonstrar a identidade do motorista em diversos serviços, desde banco até para receber a prestação de serviços públicos.

Data CNH com chip

A CNH com chip virá em breve. Os DETRANs dos Estados terão um prazo curto para se adaptarem à emissão da CNH com chip, segundo o Ministério das Cidades.

Em vista de tantas pessoas que tentam comprar carteira de motorista por não conseguirem ou não quiserem se submeter ao procedimento do DETRAN para carteira de habilitação, com a carteira de habilitação com chip o governo pensa em diminuir o número de fraudes para tirar CNH, dificultando a vida dos “fora da lei”.

Daqui pouco tempo será possível emitir CNH com chip, a qual será muito mais segura e terá outras funções, como vimos anteriormente. O plástico vai ajudar a CNH com chip a durar mais também.

cnh-com-chip 2024

Emitir CNH com chip

Em diversos Estados do Brasil a Carteira de Habilitação com chip ainda não foi implantada. Assim, esses locais devem observar as normas do CONATRAN para emitir CNH com chip.

Em regra, a CNH com chip será trocada pela CNH comum durante a renovação desta última.

2 Via CNH com chip

A segunda via da CNH com chip terá o procedimento determinado pelo CONATRAN e poderá variar de Estado para Estado. Mas há um prazo máximo para cada Estado aderir à CNH com chip.

A nova CNH com chip terá cores diferentes e dispositivos segurança, para evitar falsificação desse tipo de documento. Por meio de um QR será possível acessar a identificação do condutor mesmo sem acesso à internet.

CNH digital

Segundo o governo federal, será implantado sistema de CNH digital, por meio do qual o motorista poderá ser identificado mesmo não portando a carteira de motorista. Isso diminuirá as multas por ausência da carteira de motorista, que são recorrentes e que podem gerar muitos transtornos, como pagamento de multas altas em dinheiro e até correr o risco de perder a carteira de motorista, a depender do histórico do condutor. Saiba mais acessando www.cnhdigital.net.br


Se gostou, curta e compartilhe: