Cartão Estacionamento Idoso DETRAN – Requerimento 2024

Requerimento Cartão Idoso Estacionamento DETRAN

O Cartão Estacionamento Idoso é um direito do cidadão, emitido pelo DETRAN. Ele passou a ser obrigatório em todas as vagas reservadas para Idoso. Se você deseja estacionar em vagas reservadas, deverá exibir seu Cartão Estacionamento Idoso no interior do veículo credenciado. Esse procedimento se faz necessário uma vez que existe fiscalização, então você deve ficar atento às formalidades.

cartao-idoso-estacionamento-detran 2024

A Emissão do Cartão Estacionamento Idoso é feita de forma gratuita pelos órgãos responsáveis, municipais ou estaduais de trânsito. Fique atento às exigências legais para o Requerimento do Cartão Estacionamento Idoso DETRAN e não deixe de portar sempre o documento no interior do veículo, para evitar que sejam aplicadas multas. Lembrando que o documento deve ser colocado em local de fácil visualização, para facilitar o trabalho dos agentes de trânsito.

O Direito ao Cartão Estacionamento Idoso DETRAN é garantido pela Constituição Federativa do Brasil, devendo ser respeitado pelos agentes públicos. Se você é idoso, faça já o seu requerimento e obtenha de forma gratuita o Cartão Estacionamento Idoso DETRAN. Tal benefício não vale apenas para o idoso condutor, mas também para os seus representantes, caso o idoso não possua CNH.

Como Solicitar o Cartão Estacionamento Idoso DETRAN

O único Requisito para requerer o Cartão Estacionamento Idoso DETRAN é ter acima de 60 anos, no caso dos idoso. Se você se encontra nessa condição, ou seja, com mais de 60 anos, e conduz veículo automotor, basta comparecer aos órgãos de trânsito de seu Estado portando a CNH original. Se o idoso não possuir CNH, o seu representante é que deverá fazer o Requerimento do Cartão Estacionamento Idoso DETRAN. Para isso o condutor representante deverá apresentar documento de identificação do idoso beneficiário e preencher o requerimento.

Todo o procedimento de Emissão do Cartão Estacionamento Idoso DETRAN é gratuito e garante ao idoso estacionar em vagas reservadas, sem sofrer penalidades. A falta de Exibição do Cartão Estacionamento Idoso DETRAN sujeita o condutor às penalidades legais. É preciso lembrar, ainda, que o documento apenas confere ao titular o direito à estacionar em vagas reservadas, não o eximindo das penalidades previstas por infrações de trânsito no Direito Brasileiro.

detran-cartao-idoso-estacionamento 2024

Para cada beneficiário, o DETRAN emitirá apenas um Cartão Estacionamento Idoso. Não perca seu direito de estacionar em vagas reservadas, solicite imediatamente o seu cartão e faça uso desse benefício.

No ato de requerimento do Cartão Estacionamento Especial para Idosos junto ao órgão responsável é necessário apresentar cópias autenticadas de alguns documentos. Se você deseja ter esse direito garantido, providencie já uma cópia do formulário de Solicitação de Credencial para Estacionamento Especial, que se encontra disponível nas agências credenciadas do DETRAN. É fundamental o correto preenchimento do formulário, com dados verdadeiros do requerente. Além disso é importante levar cópia do Registro Geral de Identidade Civil (RG) ou Certidão de Nascimento, bem como um comprovante de residência atualizado.

Emissão Cartão do IDOSO SUAE

Se você deseja requerer seu Cartão Estacionamento Idoso DETRAN, mas se encontra impossibilitado de locomover, poderá fazer a solicitação por meio de procuração. Nesse caso, seu representante legal fará todo o procedimento, de forma gratuita junto ao órgão do DETRAN de seu estado. Não perca tempo, garanta já o seu direito!

Para renovação do seu cartão do Idoso, obtenha maiores informações acessando: www.renovacao.net


Se gostou, curta e compartilhe: