Autorização para Conduzir Ciclomotor – Emissão 2024

Emissão de Autorização para conduzir ciclomotor no Detran

Você é proprietário de um
veículo ciclomotor? O condutores e proprietários deste tipo de veículo precisam de uma autorização específica saiba do que se trata e como ter esta autorização para condutor ciclomotor.
autorizacao-para-conduzir-ciclomotor 2024

Os
proprietários de ciclomotores abaixo de 50 cilindradas precisam de uma autorização para conduzir ciclomotores e esta autorização é expedida pelo DETRAN em todo o Brasil e, de acordo com a legislação de trânsito, o condutor habilitado com CNH na categoria A também está apto a dirigir veículos classificados como ciclomotores.  Este tipo de autorização é mais comum nas cidades interioranas onde é mais comum este tipo de veículos.

O procedimento para pedir este tipo de autorização para conduzir ciclomotor é semelhante para quem quer pedir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e tem os mesmos requisitos como: ter 18 anos, saber ler e escrever, possuir documento de identidade e CPF, realizar aulas teóricas no Centro de Formação de condutores (CFC) do DETRAN, além de passar por exames físicos, psicológicos e práticos. Depois de fazer todos os procedimentos será anotada na carteira de motorista a inscrição ACC que terá validade em todo território nacional. Assim como para obter carteira nacional de habilitação o condutor de ciclomotores vai precisar também passar por exame escrito e exame de direção veicular Deve ainda passar por um curso de 45 horas/curso teórico/técnico e depois de passar por este curso passa por exames citados acima. Esta autorização tem validade de cinco anos de validade.

Quanto às taxas e a documentação requerida para a ACC são as mesmas para a permissão a diferença é que o candidato para a categoria A em relação à permissão ACC é o tipo de veículo que eles usam para fazer o teste prático no DETRAN. A vantagem de quem tem carteira na categoria A pode conduzir veículo tanto moto como ciclomotor, mas quem tem autorização para dirigir ciclomotor, não tem autorização para dirigir motos ou triciclo.

A documentação exigida é a mesma que uma permissão para dirigir e o condutor que queira ter esta permissão ou pode optar por tirar carteira na categoria A ou apenas a autorização para dirigir ciclomotor. É mais vantajoso tirar carteira categoria A e poder dirigir tanto ciclomotor como motos e triciclos. Quanto ao valor das taxas é a mesma da permissão para dirigir e variam valores de acordo com cada Estado. Por isso, na dúvida quanto a taxas e condutas para tirar esta autorização, consulte o DETRAN mais próximo.


Se gostou, curta e compartilhe: