Multas de Trânsito Detran – Como Recorrer

Como Recorrer Multas de Trânsito no Detran

O Departamento Nacional de Trânsito ou simplesmente DETRAN como é conhecido popularmente é o órgão máximo do trânsito brasileiro. O mesmo está presente em todos os estados brasileiros, dessa forma, levando responsabilidade e serviços a todos os motoristas brasileiros. Um dos serviços no qual o DETRAN mais utiliza diariamente é justamente quanto às multas. Se você levou uma multa e tem certeza que não cometeu a infração você pode entrar com um recurso para a anulação da mesma, confira como recorrer multa de trânsito no Detran.

As multas de trânsito em geral são resultados de uma infração de trânsito, exceto por multas administrativas como por exemplo deixar passar o prazo de transferência do veículo. Para quem não sabe a multa é dividida em um sistema de pontuação no qual são: gravíssima equivalente a 7 pontos, grave equivalente a 5 pontos, média equivalente a 4 pontos e leve equivalente a 3 pontos. Esse sistema de pontuação atua de uma maneira bastante simplificada, após o motorista atingir 20 pontos em sua carteira dentro do período de 12 meses, o mesmo terá a sua carteira de habilitação suspensa.

Algo que muitos motoristas ainda desconhecem é justamente quanto ao fato da opção de recorrer a uma multa de trânsito. Para aqueles que não sabem, todo o motorista brasileiro pode recorrer multas de trânsito no Detran seja qual for o motivo da mesma. Antes de recorrer a uma multa de trânsito você deve saber mais detalhes, saber o que deve alegar dentre as possíveis opções, levando em conta a multa recebida.

O primeiro passo é analisar bem a multa recebida, ou seja, apurar os fatos e as circunstâncias e dessa forma chegar a uma conclusão se é possível ou não que você justifique aquela multa de trânsito. Se você pode justificar o motivo de tal multa de trânsito então é simples, entre com recurso, em primeira instância, juntamente ao órgão no qual foi lhe aplicado à multa.

Para quem busca ainda mais detalhes específicos sobre cada multa e, dessa forma, saber como recorrer a cada tipo de multa, basta acessar o site oficial do DENATRAN que disponibiliza este tipo de informação para manter o motorista bem informado a exercer os seus direitos previstos em lei.

Mais serviços do Detran




Deixe um Comentário