Licenciamento Detran MT – Tabela, Valor 2024

Detran MT Licenciamento

Todo início do ano temos muitas preocupações quando se fala em taxas e impostos a se pagar, entre outras despesas relacionadas à casa (IPTU), veículos (IPVA, taxas, licenciamento) e também, para quem tem filhos, despesas relacionadas a material escolar e matrícula escolar. Por isso se programe principalmente em relação as taxas do DETRAN MT, como o
licenciamento.

detran-mt-licenciamento 2024

Se é morador do estado do Mato Grosso, no site do
DETRAN-MT (ver em  www.detran.mt.gov.br) você encontra informações não só sobre o licenciamento como também de outras taxas e serviços prestados por este DETRAN.

No caso do licenciamento DETRAN MT, o licenciamento é chamado de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) que é um documento obrigatório para todo tipo de veículo e que é devido a todo proprietário de veículo automotivo.  Este licenciamento fornece um número de registro de veículo e que cada estado fornece um certificado em documento padrão que é gerenciado pelo CONTRAM e DENATRAN. O licenciamento é algo que deve ser renovado anualmente e é de caráter obrigatório.

Mas, como se faz este licenciamento do Detran MT anual?  O licenciamento de veículos não só do DETRAN MT, mas de todos os demais corresponde no recolhimento dos impostos, taxas e multas devidas pelo proprietário do veículo que depois de feito toda a regularização do veículo, junto ainda com o Seguro Obrigatório, o DPVAT que é um seguro que é destinado em caso de acidente às vítimas, uma forma de indenização. Se o condutor proprietário do veículo não fizer seu licenciamento anual, este terá problemas graves como apreensão do veículo, multa e ainda leva sete pontos na carteira de motorista (que corresponde a uma infração gravíssima e se o condutor tiver já pontos na carteira pode inclusive perder a carteira).

Entre os documentos necessários para se fazer o licenciamento MT estão: CRV original e cópia do CRLV; copiam do CPF e RG do proprietário do veículo (no caso de for pessoa física) e no caso de proprietário ser pessoa jurídica, os documentos necessários são fotocópia do cartão CNPJ ou carimbo padronizado do CNPJ no cadastro; cópia do Contrato Social autenticado (no caso de Pessoa Jurídica).

Para proprietários de veículos é necessário fazer o recolhimento do pagamento do IPVA ou a solicitação da isenção requerido junto a SEFAZ; taxa de emissão de CRLV, fazer o recolhimento de multas (se tiver) e seguro obrigatório dos últimos dois exercícios. Para obter maiores informações e consultar a tabela do licenciamento MT, acesse o site oficial do DETRAN MT ou vá as unidades do DETRAN MT.


Se gostou, curta e compartilhe: