Baixa Permanente de Veículo Detran 2024

Detran Baixa Permanente de Veículo

Está vendendo seu veículo? Conheça alguns procedimentos que precisam ser realizados para deixar a documentação do veículo toda certa e que não traga problemas futuros. O mesmo cuidado com documentos deve ser feito para quem está comprando um veículo. Aprenda como dar baixa permanente do veículo no Detran em diversas situações.

baixa-permanente-veiculo-detran 2024

Existem casos de veículos que pessoas compraram e que não teve baixa permanente do mesmo e acaba trazendo alguns transtornos para o novo proprietário, como a cobrança de IPVA atrasado, multas de trânsito entre outros problemas.

Ao vender um veículo, por exemplo, é necessário o proprietário comunique ao órgão de trânsito (DETRAN) sobre a venda e transferência de documentos. Para isso, além de ir ao cartório para preenchimento de Certificado de Registro de Veículo (CRV) para reconhecimento de firma e ex-proprietário deve ir ao órgão para comunicar a venda, a transferência de documentos sendo que o prazo para fazer tudo isso é de 30 dias. Se essa burocracia necessária não for feita dentro do prazo o veículo continuará no nome do ex-proprietário e este, mesmo não sendo mais proprietário do veículo, permanecerá obrigado ao pagamento de IPVA e outras despesas do veículo, como licenças e até as multas. No caso de mesmo você ter feito todo este procedimento e o veículo que você vendeu e ainda receber notificações do DETRAN ou outro órgão de trânsito, deve contestar o fato dentro do prazo de 30 dias e caso também não faça isso, deverá ter sua inscrição na Dívida Ativa.

O comunicado da venda deve ser feita de forma escrita e por meio de documentos, ou seja, de maneira formal através de Formulário de venda de veículo que está disponível no site do DETRAN, além dos seguintes documentos: original e cópia de RG e CPF ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cópia autenticado co CRV, ou a certidão de Endosso do CRV. Com estes procedimentos não tem como dar uma baixa permanente do veículo no DETRAN e nem o vendedor e cobrador ter problemas futuros, o procedimento de baixa do veículo no Detran também deve ser feito em caso do veículo ter sido roubado ou ter dado perda total.


Se gostou, curta e compartilhe: