Alteração Característica de veículo Detran 2024

Alterar característica do veículo no Detran

Quando a pessoa compra um carro ou qualquer outro veículo é necessário fazer um documento onde o motorista acaba deixando no nome dele aquele bem. Junto com este documento o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) decidiu que era preciso também que neste documento constasse as informações relacionadas as características do carro. Assim a pessoa realmente poderia se responsabilizar por aquele veículo. Mas o que muitas pessoas acabam esquecendo é que estas informações precisam sempre ser atualizadas com o governo para que o motorista não tenha nenhum problema durante as inspeções. Confira como fazer a alteração de características do veículo no Detran.

alterar-caracterisca-veiculo-detran 2024

Por exemplo, se um motorista for parado em uma batida policial e ter em seu documento um carro que tenha as características diferentes das que estão documentadas, ele vai precisar se explicar, já que ele poderia estar dirigindo um carro alterado ou algo do gênero. Por isso que é obrigatório que cada vez que o motorista altere qualquer característica do seu carro que informe os órgãos competentes para não ter problemas, principalmente quando for revender o seu veículo.

Estas mudanças são relativas principalmente a dois elementos do carro, o primeiro é relativo a pintura, já que esta informação está descrita no documento que a pessoa possui. A segunda característica que também está informada no documento e que é muito comum de ser alterada pelos motoristas é o combustível que move o carro. Portanto, sempre que o motorista pintar o carro de uma cor diferente ou ainda alterar a forma como o carro se movimenta, em termos de combustível, é necessário fazer o registro desta mudança. Você também pode alterar a característica do veículo por diversos outros fatores como: iluminação, suspensão, carro rebaixado, turbo entre outros.

Para fazer este registro é necessário que os motorista se dirijam até o Detran mais próximo de sua casa, sendo que em cada estado o procedimento pode ser um pouco diferente. Mas geralmente a pessoa pode telefonar para a sede do Detran e marca rum horário para fazer esta inspeção.

Juntamente com o carro, o motorista deve levar no dia agendados o documento de identificação do proprietário, o documento original do veículo, além do CPF e também do comprovante de residência. Depois da inspeção a pessoa terá o registro da alteração no seu documento.


Se gostou, curta e compartilhe: